Atraso ou ausência no serviço agendado gera bloqueio no sistema do Já!; confira como cancelar com antecedência

Seplag

Os cidadãos que utilizam os serviços disponíveis no Agendamento Já! devem ficar atentos na hora de marcar o seu dia e horário de comparecimento para o atendimento. É que, caso haja atraso ou ausência do usuário, ele é bloqueado no sistema e só conseguirá marcar para um novo serviço após 10 dias da suspensão. A solução para isso é simples: basta cancelar o agendamento com antecedência pelo e-mail que o cidadão recebe quando realiza a sua marcação no site.

De acordo com a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), que é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), atualmente, a taxa semanal média de não comparecimento para os serviços em geral é de 24%. Para os mais demandados, como emissão de RG, o percentual chega até 32%, quantidade que poderia ser utilizada para suprir as necessidades de outras pessoas que também precisam ter acesso ao atendimento.

“Ao realizar o agendamento, o cidadão recebe um protocolo com todas as informações relacionadas aos nossos trâmites, inclusive sobre o bloqueio no sistema nos casos de ausência ou atraso. Para os serviços em que há uma alta demanda, essa liberação da vaga pelo usuário é essencial porque possibilita que consigamos preencher aquele horário atendendo outro cidadão. Além disso, faz com que o usuário não precise ficar bloqueado no sistema para um outro agendamento, algo que pode causar um transtorno para ele mesmo”, explica o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Alexandre Norberto.

Segundo o superintendente, a medida de bloqueio é necessária e visa justamente evitar que os cidadãos marquem seus agendamentos e não compareçam, o que tem impacto na indisponibilidade de vagas para os serviços do sistema.

“Ao viabilizar um serviço, estamos nos comprometendo com o cidadão, mas essa tem de ser uma via de mão dupla, ele também tem de fechar esse compromisso conosco e com os demais, e comparecer na data agendada ou liberar a vaga para outra pessoa. É importante ressaltar que diversos serviços ofertados pelo Estado podem ser realizados de forma online e que, como estamos na Fase Vermelha, nossa recomendação é que o cidadão só busque o serviço se for realmente necessário nesse momento. A proteção de todos deve ser a prioridade”, pontua Alexandre.

Funcionamento na Fase Vermelha

Por conta da Fase Vermelha, as Centrais Já! estão funcionando em um expediente diferente, com vistas a auxiliar no enfrentamento do contágio da Covid-19 em Alagoas.

Com a mudança, as unidades Já! Centro, Já! Penedo, Já! Porto Calvo, Já! Delmiro Gouveia e Já! São Miguel dos Campos não abrem às segundas e estão operando das 9h às 17h.

No caso das unidades Já! Maceió Shopping, Já! Shopping Farol, Já! Shopping Pátio, Já! Maceió Parque Shopping e Já! Arapiraca Garden Shopping, o atendimento segue funcionando das 11h às 17h, e a interrupção do expediente se dá sempre às terças, seguindo as diretrizes do novo decreto do Governo do Estado.

A SAC reforça que, em todas as Centrais Já!, o atendimento ao público só está acontecendo mediante agendamento prévio, que deve ser realizado no site https://agendamento.seplag.al.gov.br/. Além disso, ao comparecer na unidade escolhida, é obrigatório seguir os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), como uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento social.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (82) 98876-7341 ou pelo instagram @seplagalagoas.

Fonte: Seplag

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