Energia elétrica ficará mais cara para alagoanos a partir de Maio

Edilson Omena/Tribuna Hoje

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (27) o reajuste tarifário de 2021 da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia, que atende cerca de 1,17 milhão de unidades consumidoras em Alagoas. As novas tarifas, que estarão 6,53% mais caras, entram em vigor no dia 3 de Maio.

A agência explica que o aumento poderia ter sido maior, mas que uma conjunto de ações tomadas para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para manter o reajuste em um dígito.

Na prática, para os consumidores residenciais de Alagoas, a energia elétrica vai ficar 6,53% mais cara. Para as indústrias, o aumento será de 13,03%, já para empresas que usam energia de baixa tensão, o reajuste será de 7,02%. Atualmente, de acordo com a própria agência, Alagoas tem a quarta tarifa mais cara do Nordeste.

Confira, nas tabelas, os novos índices:

Aneel

Tabela Aneel

“A ANEEL e o Poder Concedente, em conjunto com as demais entidades setoriais e em diálogo com as empresas e associações, desenvolveram ações para mitigar parte do aumento tarifário que se observaria neste ano. O objetivo é preservar a capacidade de pagamento do consumidor e, por consequência, a sustentabilidade econômico-financeira da cadeia que compõe o setor elétrico”, disse a diretora Elisa Bastos, relatora do processo de reajuste da Equatorial Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos