Sem sangue do tipo B Negativo, Hemoal abre para doação de sangue no Feriado do Dia do Trabalho

Unidades Arapiraca e Maceió funcionam até às 17h deste sábado (1º) para receber voluntários

Para repor o estoque de sangue do tipo B Negativo, que está zerado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona para doação neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalho. A Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, e a Unidade Maceió, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, estão abertas até às 17h.

Com esta medida, os alagoanos que não podem se deslocar ao Hemoal durante os dias úteis e, também, aos sábados, têm a oportunidade de doar sangue no feriado. Além do uso de máscara, é exigido que o candidato à doação esteja com boa saúde, tenha entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos e porte um documento de identificação com foto.

“Mas, caso o voluntário tenha menos de 18 anos, é obrigatório comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando um documento de identificação oficial e original deles. Se o candidato à doação comparecer ao posto de coleta sem o acompanhante legal, o procedimento não será autorizado”, salienta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Proibições – Também ficam proibidos de doar sangue, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários que tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto a doação de sangue feminina, só é proibida se a mulher estiver grávida ou amamentando.

“Se o voluntário estiver infectado pelo novo coronavírus, ele fica impedido de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e não tenha apresentado sintomas da Covid-19, basta aguardar 14 dias”, informa a gerente do Hemoal.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos