Hemoal Maceió promove Campanha Mãe é Pura Doação a partir desta quarta (5)

Ação acontece até o sábado (8), véspera do Dia das Mães, onde todas as doadoras concorreram a brindes

Mulheres ficam impedidas de doar sangue apenas de estiverem com algum problema de saúde, grávidas ou amamentando_FOTO_Carla Cleto

A partir desta quarta-feira (5) a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada no bairro Trapiche, vai promover a Campanha Mãe é Pura Doação. Até o sábado (8), véspera do Dia das Mães, todas as mulheres que doarem sangue irão concorrer a uma série de brindes, doados por parceiros.

A ação, além de homenagear as mães doadoras de sangue, tem o propósito de incentivar a doação de sangue feminina, que é permitida entre os 16 aos 69 anos de idade. A única exceção, conforme portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), é para as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além de ter boa saúde, para doar sangue as mulheres devem ter no mínimo 50 quilos e, ao se deslocar até o Hemoal Maceió, devem estar de máscara e portando um documento de identificação oficial e original com foto. Caso tenham entre 16 e 17 anos de idade, devem estar acompanhadas dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

“A Campanha Mãe é Pura Doação irá estimular as mulheres a doarem sangue e, ao mesmo tempo, homenagear as mães que são doadoras. Por isso, conclamamos todas as mulheres acima dos 16 anos para comparecerem ao Hemoal Maceió até às 17 horas do próximo sábado [8] e praticarem este gesto solidário, onde também estarão concorrendo a diversos brindes”, ressaltou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Impedimentos – Além de não poderem doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando, as mulheres ficam proibidas de praticar o gesto solidário se tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. E, caso sejam doadoras regulares, só podem realizar nova doação após um intervalo de três meses.

“Se por acaso estejam infectadas pelo novo coronavírus, devem esperar 30 dias, contados após a recuperação, para realizarem a doação. Mas, se tiveram apenas contato com pessoas infectadas com o vírus da Covid-19, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da doença, podem doar sangue”, explicou Rayara Andrade.

Endereço – O Hemoal Maceió está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Para maiores informações, basta ligar para o telefone 3315 2109.

Entre os brindes que serão sorteados durante a Campanha Mãe é Pura Doação, estão kits de maquiagem, perfumes, pulseiras, colares, roupas, um jogo americano e um book fotográfico com 50 fotos. As mulheres também irão concorrer a sessões de limpeza de pele, maquiagem, de penteados e design de sobrancelhas.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos