Governo suspende vacinação da Pfizer para gestantes e puérperas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acatou a recomendação do Ministério da Saúde e suspendeu, temporariamente, a vacinação de mulheres gestantes e puérperas com ou sem comorbidades com o imunizante da Pfizer/Biontech.

O motivo é a pouca disponibilidade de doses e o curto prazo para utilização das mesmas vacinas. A Sesau decidiu finalizar a imunização dos transplantados e das gestantes com comorbidades já agendados pelo site covid19.saude.al.gov.br/agendavacina.

O MS informou que nos próximos dias vai divulgar um relatório com orientações para as gestantes que já tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz.

No final de abril, o Programa Nacional de Vacinação (PNI) decidiu que grávidas e puérperas, até 45 dias depois do parto, deviam ser vacinadas devido ao cenário epidemiológico com elevada circulação do coronavírus e aumento de óbitos materno pela Covid-19. A conclusão do grupo de técnicos e especialistas foi de que o risco versus benefício das gestantes era favorável às vacinas.

De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunizações, pelo menos 22 mil mulheres grávidas já foram imunizadas no Brasil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos