Covid-19: AL recebe 98.250 doses da AstraZeneca para avançar na vacinação de alagoanos a partir de 55 anos

Sesau

Alagoas continua avançando na Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a chegada de novas remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado recebeu mais 98.250 doses da AstraZeneca, no final da manhã desta quarta-feira (2) e a nova remessa está armazenada na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), situada no bairro Farol, em Maceió.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciaram a chegada dos imunizantes por meio das redes sociais, na noite da terça-feira (1º). Ainda na publicação, o titular da Saúde afirmou que a distribuição das doses iniciará de imediato.

“Vamos dar início à imunização dos alagoanos a partir de 55 anos. De imediato, iniciaremos a distribuição das doses aos municípios, que irão divulgar os respectivos calendários de vacinação. Já aplicamos quase 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 em Alagoas. Vamos vencer a pandemia!”, publicou o secretário Alexandre Ayres.

Após a chegada dos imunobiológicos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, os técnicos do PNI/AL, órgão ligado à Sesau, fizeram o registro das doses da AstraZeneca no sistema do Ministério da Saúde. Posteriormente, as vacinas foram armazenadas na câmara fria, em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius.

Com essa primeira etapa finalizada, o lote de vacinas foi encaminhando para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, e estão à disposição das secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para a retirada das doses.

Para a retirada das doses e dos insumos para a vacinação os órgãos municipais precisam fazer uma solicitação no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES), e agendar previamente com a Central de distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, ou com a central de Arapiraca, pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com .

Com essa nova remessa de doses da AstraZeneca, enviada pelo Ministério da Saúde, o Estado totaliza 1.490.460 de vacinas recebidas. Foram aplicadas 992.948 doses na população, sendo 710.811 referentes à primeira dose (D1) e outras 282.137 dizem respeito à segunda dose (D2).

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos