Presidente das Filipinas ameaça com prisão quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19

'Você escolhe: vacina ou prisão', disse Rodrigo Duterte em pronunciamento na TV. Vacinação no país asiático, que não é obrigatória, ocorre em ritmo ainda lento.

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse nesta segunda-feira (21) que pode prender quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19.

Erik de Castro/Arquivo/Reuters

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, durante campanha eleitoral em abril de 2016

“Você escolhe: vacina ou vai preso”, afirmou Duterte, em pronunciamento na TV.

As Filipinas passam por um dos piores surtos de coronavírus na Ásia, com mais de 1,3 milhão de casos e acima de 23 mil mortes. Com a procura ainda relativamente baixa em partes da capital, Manila, o presidente filipino tenta incentivar as pessoas a se imunizarem contra a doença e reforçou a decisão de não reabrir as escolas.

“Não me levem a mal, há uma crise em nosso país. Estou apenas irritado com os filipinos que não estão ouvindo o governo”, afirmou.

A vacinação nas Filipinas não é obrigatória. Até domingo (20), as autoridades de saúde do país haviam vacinado 2,1 milhões de pessoas. É pouco, perto da meta de imunizar 70 milhões até o fim do ano em um país de 110 milhões de habitantes.

Em julho de 2020, quando ainda não havia vacina, Duterte avaliou com ceticismo as reaberturas de Brasil e Estados Unidos. Ele disse que o governo local deve manter a reabertura das atividades econômicas em um ritmo diferente do adotado pelos dois países.

Para o filipino, na ocasião, os dois países mais atingidos pela pandemia de novo coronavírus reabriram de maneira desenfreada — algo que o arquipélago asiático não tem condições de arcar. “Nós somos pobres, não podemos nos arriscar”, disse Duterte.

“Os presidentes [de EUA e Brasil] são até corajosos, Bolsonaro tem dinheiro. Ele é como Trump e tem uma atitude ‘o diabo que o carregue'”, afirmou, em julho de 2020.

Investigação no TPI

No mesmo pronunciamento, Duterte criticou o Tribunal Penal Internacional (TPI) após um promotor pedir investigação contra o presidente filipino pelas mortes na “guerra contra as drogas”.

Duterte, que retirou as Filipinas do TPI, tem dito que não vai cooperar com os investigadores e diz que o tribunal é uma “besteira”. Grupos de direitos humanos acusam o presidente filipino de autorizar execuções sumárias de usuários de drogas. O chefe do governo do país defende as ações e diz que só quem foi morto foram aqueles que resistiram à voz de prisão.

Fonte: G1

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos