Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca abrem para doação de sangue no Feriado de São João

Unidades também funcionam para liberar hemocomponentes aos hospitais e maternidades

Ascom Hemoal

Para doar sangue, voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar bem de saúde, usando máscara e ter no mínimo 50 quilos

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) abre para doação de sangue nesta quinta-feira (24), Feriado Estadual de São João. A Unidade Maceió, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, funciona das 7h30 às 17h; já a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, atende das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Com isso, os voluntários que não podem se candidatar à doação de sangue nos dias úteis e, aos sábados, têm a oportunidade de praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas.  Para isso, no entanto, além de boa saúde, é necessário portar um documento de identificação com foto, estar de máscara, ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.

Caso o voluntário seja menor de idade, ou seja, tenha 16 e 17 anos, deve comparecer ao Hemoal em companhia dos pais ou responsáveis legais, portando um documento de identificação oficial e original deles. Se o voluntário já é doador habitual, pode repedir o gestor após três meses, no caso das mulheres; quanto aos homens, o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses.

Impedimentos – De acordo com o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de doar sangue, os voluntários que tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de Aids, sífilis e doença de Chagas. As mulheres ficam impedidas apenas se estiverem gestantes ou no período de amamentação.

“Caso o voluntário esteja infectado pelo novo coronavírus, ele fica impedido de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e não tenha apresentado sintomas da Covid-19, devem ser aguardados 14 dias”, informou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose. Já para quem se vacinou contra a Influenza, deve respeitar um intervalo de 48 horas para se candidatar à doação de sangue.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos