90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas

A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) chega aos noventa anos, com muita história, e grande influência e contribuição para nossa sociedade.
Fundada em 24 de maio de 1931 por um grupo de professores que lecionavam no Liceu Alagoano, sob a sugestão de Agostinho Benedito de Oliveira, foi federalizada em 1949.
Teve sua primeira sede no prédio situado na Praça Montepio dos Artistas, no centro de Maceió, onde funcionou depois a OAB/Al, sendo desativada com a sua incorporação à UFAL em 1961.
Teve a visita de inúmeras personalidades, destacando-se o jurista Pontes de Miranda, considerado o maior das américas, e o Presidente da República Juscelino Kubitschek, que recebeu o título deProfessor Honoris Causa.
Em suas bancas lecionaram juristas famososcomo Guedes de Miranda, Jayme de Altavila, Alfredo Gaspar de Mendonça, Cyridião Durval, Osman Loureiro, Antônio Aleixo, Marcelo Lavenère, Fernando Tourinho, Paulo Lôbo, Marcos Mello, Fábio Marroquim, Silvia Lavenère, dentre tantos outros.
Pioneira nas lutas sociais e na defesa do estado de direito, foi a primeira instituição do Estado a diplomar duas mulheres (Alda Pinheiro e Antonieta Duarte )em 1934, tendo notável participação de seus alunos e professores em inúmeros movimentos contrários à ditadura militar e pela democracia.
Em 1973 a FDA transformou-se no Departamento de Direito e somente na década de 90 tornou-se mais uma vez independente, constituindo o Centro de Ciências Jurídicas, voltando em 2005 a ter uma sede própria, no campus universitário A. C. Simões, adotandoem 2006 seu nome originário de Faculdade de Direito de Alagoas.
Em 2004 criou ocurso de mestrado em direito público e em face de seu compromisso socialinaugurou o seu Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, um dos primeiros do pais, que resultou no Fórum Universitário, e no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), passando a ajudar toda a comunidade.
Desta forma, os 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas representa a concretização de um sonho de muitos, sem distinção de qualquer espécie, e permanece até hoje cultivado por todos que a compõem e que passaram por suas bancas, e com certeza ainda muito contribuirá para nossa Alagoas e para o Brasil. Parabéns FDA!

*Professor da FDA, Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Membro da Academia Alagoana de Letras, Mestre em Direito e Advogado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos