Com distrofia muscular, jovem hospitalizado realiza sonho de soltar pipa

Jovem internado com distrofia realiza sonho de soltar pipa durante banho de sol em hospital do Ceará — Foto: Divulgação/Sesa

Um jovem de 19 anos que sofre de distrofia muscular teve uma surpresa dos profissionais do hospital onde está internado durante banho de sol. Hospitalizado há quatro meses na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, no Ceará, José Júnior resgatou um momento de brincadeira e soltou pipa. O momento era desejado pelo paciente e foi realizado nesta quinta-feira (15).

A distrofia muscular é uma doença que afeta os músculos, causando fraqueza, geralmente progressiva, decorrente de uma degeneração e atrofia muscular.

Irmã de José Júnior, Elisângela Gomes, de 32 anos, ficou feliz em ver o familiar sorrir após meses internado no hospital. “Ele achou bom demais. Até sorriu. Já faz muito tempo que ele está aqui no quarto, que está aqui internado. Isso é bom porque acabou se distraindo, relembrando a brincadeira de infância que ele gostava muito. Foi muito bom mesmo. Renovou o ânimo”, disse.

Jovem internado com distrofia realiza sonho de soltar pipa durante banho de sol em hospital do Ceará — Foto: Divulgação/SesaJovem internado com distrofia realiza sonho de soltar pipa durante banho de sol em hospital do Ceará — Foto: Divulgação/Sesa

“Temos o costume de levar os nossos pacientes para tomar o banho de sol. Um desses dias, trouxemos o Júnior e o vento estava muito gostoso. Ele mesmo disse que o vento estava maravilhoso e o sol também. Aí ele pegou, fez o gesto e disse: eu sou louco por pipa”, explica o técnico de enfermagem, Lucas Araújo.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a brincadeira faz parte de uma estratégia da equipe hospitalar para diminuir a dependência do paciente junto à ventilação mecânica.

“O Júnior é um paciente que está em ventilação mecânica. Estamos conseguindo fazer um desmame intermitente, ou seja, fazer com que ele saia da ventilação em alguns momentos. A nossa intenção foi perceber as potencialidades que ele tem. O que ele vai ganhar saindo do ventilador. E são esses momentos de vir para TV, de se socializar, de fazer o que gosta realmente”, explica a fisioterapeuta do HRSC Patrícia Fernandes.

 

Jovem realizou sonho de soltar pipa durante banho de sol em hospital do Ceará — Foto: Divulgação/SesaJovem realizou sonho de soltar pipa durante banho de sol em hospital do Ceará — Foto: Divulgação/Sesa
Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos