Queiroga volta atrás e revoga nomeação de médica favorável à cloroquina para direção do Hospital Federal

Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio — Foto: Reprodução/Google Maps

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revogou a nomeação da médica Mara Regina Cordeiro Pezzino para o cargo de diretora-geral do Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (21).

A nomeação para o cargo, que tinha saído na edição anterior do DOU, foi revelada pelo G1.

Mara Regina é defensora do uso da cloroquina para combater a Covid. O medicamento, no entanto, não tem eficácia contra a doença.

A médica aparece aparece como signatária de um documento de 2020 intitulado “Manifesto em defesa da Vida e do tratamento pré-hospitalar da Covid”, que defende o uso de cloroquina.

Até terça-feira (20), a foto de perfil de Mara no Facebook contava com um selo dizendo: “Eu apoio o tratamento precoce e preventivo, está salvando vidas”. Em uma postagem no Twitter no dia 17 de janeiro, ela reafirma o apoio ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid.

Após a nomeação na terça, o G1 tentou falar com a médica e o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando desde o segundo semestre do ano passado que a cloroquina, a hidroxicloroquina e a azitromicina não têm eficácia comprovada contra a Covid e podem provocar efeitos colaterais.

Em um documento enviado recentemente à CPI da Covid, o Ministério da Saúde informou que os medicamentos não devem ser utilizados em pacientes hospitalizados por causa do coronavírus.

O Hospital Federal de Ipanema (HFI), vinculado ao Ministério da Saúde, oferece serviços de média e alta complexidade. É referência em diversas especialidades como cirurgia geral, urologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia, neurocirurgia, plástica reparadora e ortopedia. Na área clínica, algumas referências são a pneumologia, a dermatologia e a infectologia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos