Mais fardos de borracha aparecem na praia de Lagoa do Pau

Após quase três anos, novos fardos de borracha oriundos de um navio alemão voltaram a aparecer no litoral alagoano. Nesta terça-feira, 27, pelo menos nove caixas foram recolhidas na praia de Lagoa do Pau, na cidade de Coruripe, litoral sul de Alagoas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Coruripe informou que as equipes de fiscalização estiveram no local e encontraram nove fardos. Na quarta-feira, 28, os funcionários retornam à praia durante a maré baixa para nova vistoria. Os fardos recolhidos estão sendo encaminhados ao CTR do Pilar já que se trata de borracha natural (látex), o mesmo material encontrado no litoral alagoano no ano de 2018.

No fim de semana, mais caixas foram localizadas nas praias da Pituna, Miaí de Baico e Ponta de Asa, em Coruripe. Ontem (26), populares encontraram outros fardos na praia de Paripueira.

O coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ricardo César, explicou que pesquisadores das Universidades do Ceará e Rio Grande do Sul e também da Itália identificaram o material como sendo látex. As caixas seriam de um navio alemão que afundou durante a segunda guerra mundial a 1000 metros da costa pernambucana. O casco passou a corroer e o material subiu a superfície chegando a costa nordestina.

O IMA solicita que a população não utilize as borrochas caso as encontrem e pede para avisem o órgão ambiental por meio do telefone (82) 98833.9407.

Caixas não identificadas são encontradas em praias de Alagoas; assista vídeo!

Confira nota da Prefeitura de Coruripe na íntegra:

Hoje as equipes da Prefeitura de Coruripe recolheram 9 fardos, localizados na Praia da Lagoa do Pau. Amanhã, quarta-feira (28), na maré mais baixa, será realizado uma nova vistoria para localizar os fardos que surgirem e realizar uma nova retirada, uma vez que estes materiais migram de acordo com a alta da maré. Todo o material recolhido será encaminhado para a CTR do Pilar, uma vez que se trata do mesmo material encontrado em 2018, identificado como Latex.

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos