Morador do DF diz ter sofrido racismo ao tentar embarcar em transporte por aplicativo: “preto não vai entrar no carro”

Patrick Vinicius chamou carro para levar filho de 3 anos à creche. Caso foi registrado na Polícia Civil como injúria racial.

Um morador do Guará, no Distrito Federal, diz ter sofrido racismo ao tentar embarcar em um carro de transporte por aplicativo. O episódio ocorreu na sexta-feira (30), quando o investidor Patrick Vinicius, de 25 anos, levava o filho, de 3 anos, para a creche.

“Preto de manhã não vai entrar no meu carro”, disse o motorista de aplicativo, segundo a vítima. 

Patrick Vinicius afirma ter sido vítima de injúria racial ao solicitar corrida em aplicativo, no DF — Foto: TV Globo/ReproduçãoPatrick Vinicius afirma ter sido vítima de injúria racial ao solicitar corrida em aplicativo, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Fachada da 4ª Delegacia de Polícia, no Guará II — Foto: Marília Marques/G1Fachada da 4ª Delegacia de Polícia, no Guará II — Foto: Marília Marques/G1

Motorista banido

Patrick contou que solicitou a corrida pelo aplicativo 99, relatou o problema, mas que não recebeu assistência da empresa. “Não me deram nenhuma posição”, afirmou.

Em nota, a 99 disse que lamentou o ocorrido e que baniu o motorista da plataforma. “Estamos em contato com Patrick para oferecer suporte e nos encontramos disponíveis para colaborar com as autoridades”, afirmou.

O texto diz ainda que “[a empresa] tem uma política de tolerância zero a casos como esse e repudia veementemente qualquer ato discriminatório”. A 99 comentou ainda que usuários e motoristas “devem se tratar com respeito e profissionalismo”.

Por outro lado, Patrick diz que não recebeu uma resposta “plausível” e pretende acionar a Justiça contra a plataforma.

Racismo e injúria racial

De acordo com a legislação brasileira, o crime de racismo é aplicado quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Por exemplo, impedir que negros tenham acesso a estabelecimento comercial privado.

Já com base no Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.

Caso em Taguatinga

Mulher é presa após cometer injúria racial em Taguatinga, no DF
 Mulher é presa após cometer injúria racial em Taguatinga, no DF

Na última quarta-feira (28), outro caso de injúria racial ocorreu em Taguatinga. Uma mulher de 64 anos foi presa ao agredir uma família, em frente a um shopping da região.

“Negrada do inferno, vai pro raio que o parta [sic]”, disse a mulher.

A polícia não divulgou o nome da suspeita. Ela pagou uma fiança de R$ 1 mil e foi liberada.

O técnico em telecomunicação Alcides Jesus Santos, de 39 anos, contou que ele, a irmã, Welma de Jesus, de 32, e o pai, o pintor José Barbosa dos Santos, de 70 anos, estavam na calçada, comentando sobre as novas formas de pintura usadas em um shopping da região, quando as agressões começaram.

O idoso, que voltava de uma consulta médica, porque faz tratamento contra um câncer, conta que ficou perplexo. “Eu achava que não ia acontecer aquilo, a gente não esperava por aquilo”, disse. A Polícia Civil investiga o crime.

Fonte: G1 DF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos