Chef Daniel Toledo convida amantes da gastronomia para uma oficina gratuita de culinária afro

Vagas estão disponíveis para o sábado (07/08)

Os sabores, aromas e as cores da culinária afro estarão reunidos na oficina “No Tabuleiro da Okan Tem”, ministrada pelo chef Daniel Toledo, na próxima sexta-feira e sábado, dias 06 e 07/08, no laboratório de gastronomia da Uninassau, em Maceió. São oferecidas 18 vagas com inscrições gratuitas , certificado e apostila. Para se inscrever, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeb9XLlZocqrc5T0hsLezTBmZ-50O_mHp7UwGrzasCXPENbg/viewform .

Na oficina, os participantes vão saber mais sobre a história, características e o preparo de iguarias que encantam o paladar dos brasileiros, como o acarajé, caruru, vatapá, camarão defumado, abará, cocada e o bolinho de estudante.

“Eu aprendi desde cedo que: “quem divide, multiplica”. Então, como homem de axé, fico feliz e me sinto muito honrado em estar ajudando a espalhar o conhecimento, uma herança cultural de um povo. A culinária tradicional vem sendo repassada oralmente de geração em geração durante séculos e demostra a importância da oralidade e da ancestralidade para a formação dos saberes culturais. Esse é o objetivo da oficina: o repasse do saber”, afirma o chef.

A oficina já é um sucesso em relação à procura. Foi necessário abrir uma segunda turma e, novamente, as vagas estão esgotando. “Fiquei muito feliz com o resultado das inscrições. A princípio seria só uma turma com 18 pessoas, mas ,devido ao grande número de inscritos, iremos fazer duas. Uma no dia 06 e a outra no dia 07 de agosto”, explica Daniel Toledo.

O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, e conta com o apoio da institucional da Uninassau, uniformes da Coloral e insumos da loja O Baiano.

Sobre o chef:

O primeiro contato de Daniel Toledo com a comida afrobrasileira foi no Grupo União espírita Santa Bárbara (GUESB), Terreio de Umbanda Nagô, onde ele é feito. Foi através de sua Yalorixá, Mãe Neide oyá d’oxum, chef, patrimônio vivo do estado de Alagoas e embaixadora da gastronomia nacional, teve os seus primeiros de muitos ensinamentos.

A partir desse momento, o artista começou a pesquisar sobre a culinária Afrobrasileira e resolveu transformar o resultado ds estudos em seu novo empreendimento. Viu nos ensaios abertos do grupo percussivo Coletivo AfroCaeté a oportunidade de iniciar o seu negócio. Com uma barraca para a venda de Acarajé nos eventos do grupo, Daniel chamou atenção e foi convidado para produzir para eventos fechados, aniversários, casamentos, formaturas e outros eventos afro como o Vamos Subir a Serra e o festival Afrocriativo do Sebrae, se tornando um personal chef.

Alçando novos voos, expandiu a pesquisa e o negócio, acrescentou outros pratos da culinária afro e sua diversidade, iniciando as vendas também por delivery. Sua iniciativa traz o resgate e a ressignificação da cultura Afrodiaspórica a partir da gastronomia, além de ter o fomento da culinária e a preservação desse patrimônio.

Há quatro anos na gastronomia Afrobrasileira, Daniel largou a arquitetura e vem se dedicando a pesquisa da culinária afrodiaspórica. Aprovado e recomendado pela jornalista especializada em gastronomia popular alagoana, Nide Lins, comanda o próprio restaurante Okàn acarajé & co, (Okàn na língua Yobura significa alma, comida com Alma), acreditando na necessidade do protagonismo da cultura Africana e seu resgate ancestral, querendo propagar a sua arte e história para que outros artistas busquem esse resgate.

Entre suas aulas e oficinas, estão live/aula sobre Culinária Afrobrasileira; Oficina de Abará; Novembro Negro: Cultura, Direitos e Diversidade; e Oficina Identidade Alimentar e Religiosidade, todas na Uninassau. Agora, os amantes da gastronomia têm mais uma oportunidade de aprender sobre as nossas riquezas da culinária afro-brasileira com o chef Daniel Toledo.

Serviço:

O quê: Oficina “No Tabuleiro da Okan Tem” com o chef Daniel Toledo.

Quando: Dias 06 e 07 de agosto de 2021.

Onde: Faculdade Uninassau, Maceió.

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeb9XLlZocqrc5T0hsLezTBmZ-50O_mHp7UwGrzasCXPENbg/viewform .

 

Redes sociais:

 

https://www.instagram.com/okan__co/

 

https://instagram.com/____dant

Fonte: Hannah Copertino

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos