Semarh faz campanha de coleta seletiva de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas na Região Sul de Alagoas

Campanha “Coleta ON, Resíduo OFF” terá início na próxima segunda-feira (9) e vai até o próximo dia 20 de agosto

Na busca por um desenvolvimento sustentável de Alagoas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está lançando a campanha “Coleta ON, Resíduo OFF”. De 9 a 20 de agosto a ação fará a coleta de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas nos municípios da Região Sul de Alagoas.

A primeira campanha deste ano será realizada nos municípios de Feliz Deserto, Campo Alegre, Boca da Mata, Penedo, Coruripe, Jequiá da Praia, Anadia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Junqueiro e Roteiro, tendo com público alvo, o setor público e a sociedade em geral, tanto resíduos domésticos, como de empresas da região.

Em parceria com as empresas, BioDigital, Quaitec e Reciclus, que fazem a logística reversa, será possível descartar os seguintes materiais: aparelhos de informática e telecomunicação, como Cp’us, monitores, mouses, teclados, placas, impressoras, celulares, fios e cabos, além de aparelhos eletrodomésticos, tv, som, ventilador, batedeira, cafeteira elétrica, ar condicionado, geladeira, fogão microondas, máquina de lavar roupa, controle de videogame, pilhas, baterias e todos os tipos de lâmpadas.

O Brasil é o líder na América Latina na produção de resíduos eletrônicos, apresentando 1,5 toneladas e apenas 3% desses resíduos sendo coletados. No mundo, em 2019 foram produzidas cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diante desses números ações como essas são importantes para o desenvolvimento sustentável do estado, como destaca o secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

“Esse trabalho em conjunto com os municípios é fundamental para que Alagoas faça um desenvolvimento sustentável e possa dar o destino correto de todo este material. Já que o descarte errado pode contaminar o meio ambiente com substâncias que prejudicam não só a saúde das pessoas, mas de animais e de plantas”, destacou o secretário.

Durante os 15 dias da Campanha, a coleta será realizada em dias diferentes em cada município. Confira a lista completa com os dias e horários para cada cidade:

Penedo

Data: 09/08/2021

Local: Praça 12 de abril, Centro Histórico

 

Coruripe

Data: 11/08/2021

Local: Praça Inácio de Carvalho

 

Jequiá da Praia

Data: 12/08/2021

Local: Praça José Pacheco

 

São Miguel dos Campos

Data:13/08/2021

Local: Pátio da Rodoviária ao lado da Prefeitura

 

Roteiro

Data: 13/08/2021

Local: Sede da Prefeitura

 

Campo Alegre

Data: 16/08/2021

Local: Praça José Virgínio

 

Boca da Mata

Data: 17/08/2021

Local: Praça 11 de novembro

 

Anadia

Data: 18/08/2021

Local: Praça Doutor Campelo de Almeida

 

Teotônio Vilela

Data: 18/08/2021

Local: Mini terminal Skinão ao lado da Honda

 

Junqueiro

Data: 18/08/2021

Local: Sede da SEMARH Junqueiro

 

Porto Real do Colégio

Data: 18/08/2021

Local: Secretaria Municipal de Infraestrutura

 

Feliz Deserto

Data:20/08/2021

Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Igreja Nova

Data: 20/08/2021

Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

 

Piaçabuçu

Data: 20/08/2021

Local: Praça São Francisco de Borja

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário