Vereadora critica atuação da Semscs e dispara: “secretários recebem mais que os vereadores”

A vereadora Silvânia Barbosa (PRTB) usou seu tempo de pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Maceió (CMM) na sessão desta quarta (4) para defender que os salários dos secretários municipais sejam inferiores aos dos vereadores.

Em seu discurso, Barbosa teceu críticas ao modus operandi da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), remetendo a alguns casos de apreensões de mercadorias de vendedores ambulantes, no Centro de Maceió. A vereadora demonstrou preocupação quanto à atuação de alguns secretários municipais, mesmo sendo da base governista.

“Hoje ,os secretários recebem mais que os vereadores. Aí podem dizer que os vereadores diminuam seus salários. Mas não somos nós que decidimos os nossos salários. Como é que um secretário ganha mais que um vereador? Eu tenho um projeto pronto para pautar que um secretário receba menos que um vereador, porque tem gente que não podemos dar um pouquinho de brilho, porque se envaidecem muito e temos que acabar com essa truculência”, afirmou a vereadora.

Silvânia Barbosa relatou ainda que é preciso que os vereadores e os secretários tenham melhor interlocução para a resolução pacífica dos problemas da população. A vereadora afirmou ainda que a Semscs, que é comandada pelo delegado Thiago Prado, tem atuado em áreas que não pertencem à sua competência.

“Três coisas que me chamam atenção que não são de competência da secretaria. O trabalho infantil não é com aquela secretaria e nem sua competência. Mercadoria importada e contrabando são de competência da Polícia Federal, bem como o tráfico”, concluiu Barbosa.

 

A reportagem do Alagoas 24 horas tenta contato o secretário Thiago Prado para obter um posicionamento sobre as acusações da edil e enviou a seguinte nota:

O secretário Thiago Prado, titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, esclarece que todas as ações realizadas pela Secretaria são feitas dentro da lei. A fiscalização integrada, realizada na última sexta-feira (30), aconteceu junto à Vigilância Sanitária de Maceió e a Secretaria Municipal de Assistência Social, no Calçadão do Centro de Maceió. A ação foi feita após denúncias de comércio de produtos ilegais e irregulares e de trabalho infantil no local.

A Secretaria reforça que é dever da Guarda Municipal de combater o tráfico de drogas em todas as áreas públicas da capital alagoana, assim como o comércio de produtos irregulares e ilegais, conforme a lei federal 13.657/2018 que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública, em que a Guarda Municipal está incluída.

Durante a fiscalização realizada no Calçadão do Comércio, os agentes da Secretaria apreenderam cosméticos sem procedência, 30 maços de cigarros contrabandeados e a identificaram a venda irregular de bebidas alcoólicas. A situação de trabalho infantil encontrada durante a operação foi conduzida pelos assistentes sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Semas, com a abordagem de adolescentes menores de 14 anos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos