Após reunião com setor, Sesau decidirá sobre volta de realização de eventos em AL

Proposta da Abrape é que, até dezembro, os eventos possam contar com 100% da capacidade de público

Na tarde desta segunda-feira, 20, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (FederAlagoas), apresentaram ao Poder Executivo Estadual sugestões de medidas para serem incluídas no plano de retomada das atividades do segmento em Alagoas. Após a entrega do documento constando tais contribuições, a Secretaria de Estado da Saúde se comprometeu a analisar os protocolos sugeridos e discutir a possibilidade do retorno escalonado de público para o próximo mês de outubro.

Ascom / Abrape

Reunião Abrape e autoridades alagoanas

A proposta da Abrape é que, até dezembro, os eventos possam voltar com 100% da capacidade de público. No entanto, a retomada gradual começaria a acontecer a partir do próximo mês, com cerca de 50%. Na sequência, em novembro, esse limite aumentaria para 80%.

Para que isso aconteça o acesso aos eventos estaria permitido somente às pessoas imunizadas com as duas doses da vacina ou com a dose única, sendo obrigatória a apresentação do cartão de vacinação físico ou eletrônico; a venda de ingressos aconteceria, preferencialmente, por meio de sistema on-line, fazendo uso de aplicativos, sites, QR Code ou pix como forma de pagamento; a relação dos trabalhadores do evento e da quantidade de público para o devido acompanhamento de casos que por ventura venham a surgir seria disponibilizado para os órgãos competentes e fiscalizadores; haveria acessos exclusivos para a entrada e saída de pessoas; seria exigido o uso obrigatório de máscara de proteção e a devida sinalização de forma clara quanto a obrigatoriedade do seu uso, assim como a fiscalização pertinente; haveria aferição obrigatória da temperatura dos públicos interno e externo, contratantes, staff e convidados, sem exceções; e seria feita instalação de pontos de higienização com álcool 70% nos acessos do evento, locais de alimentação e banheiros, entrada de brinquedos, corredores, escadas e rampas.

A Abrape ainda sugeriu a limpeza frequentes dos ambientes de maior circulação, como recepção, banheiros e copa; desinfecção das salas onde existirão pessoas trabalhando, mantendo sempre as portas e janelas abertas, o que facilitará a circulação e a renovação de ar ambiente; e treinamento das equipes e designação obrigatória de um profissional da área técnica sanitária responsável pelas exigências do protocolo do evento.

“Nosso pedido é para que o próximo decreto estadual seja editado contendo um cronograma para retomada dos eventos em todas as suas modalidades, sendo elas esportivas, sociais, feiras, shows, congressos e congêneres, e que o percentual de público a ser liberado siga, de fato, o cenário epidemiológico de Alagoas. Ou seja, com a redução dos números de infectados e o aumento de cidadãos vacinados, libera-se gradativamente a quantidade de pessoas participantes”, destacou Sérgio Feitosa, diretor regional da Abrape/Alagoas, enfatizando que o plano apresentado segue rígidos protocolos de segurança.

Justificando as solicitações, Sérgio Feitoza ainda lembrou que o segmento de eventos foi o primeiro a cancelar sua agenda de atividades desde a decretação de emergência sanitária global causada pela Covid-19, tendo seguido todas as normas e protocolos estabelecidos pelas autoridades para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Exatamente por acreditarmos na ciência e na seriedade das medidas adotadas pelos especialistas em saúde pública, nós ficamos parados por 18 meses. Tínhamos a consciência de que era necessário estarmos do mesmo lado para combater essa doença. Ocorre que, felizmente, a curva epidemiológica de vítimas da pandemia tem diminuído aqui no estado de forma bastante animadora. Os sistemas público e privado de saúde, já há algum tempo, não mais apresentam superlotação, inclusive, os hospitais de campanha foram desativados. Além disso, há unidades que não possuem mais sequer um paciente internado, sem falar na vacinação que, somente em Maceió, já atingiu quase 50% da população adulta. Então, a gente acredita que o nosso setor pode voltar a trabalhar com segurança”, explicou.

A sinalização do estado e do município de Maceió

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, confirmou que, com a redução dos números da pandemia em Alagoas, é chegado o momento da volta dos eventos. “A proposta apresentada está completa e com as medidas de segurança que acreditamos que são necessárias para manter o controle dos dados. Então, assumimos o compromisso de discutir esses critérios com nossa equipe e dar um retorno ao segmento em breve. No entanto, já precisamos deixar acordado que, caso tenhamos uma piora no cenário pandêmico, vamos precisar retroagir”, disse ele.

À Prefeitura de Maceió vai caber a autorização para realização e a fiscalização de cada evento. Deverá ser a Vigilância Sanitária o órgão que ficará responsável por esse trabalho. “Se as regras forem obedecidas e a vacinação seguir avançado, temos certeza que os eventos serão autorizados. E a prefeitura está pronta para orientar e fiscalizar, de modo que tudo ocorra de forma segura”, afirmou o coordenador do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Maceió, Claydson Moura.

Dentre as autoridades presentes, estavam o secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, a secretária municipal de Turismo, Patrícia Mourão, e o vereador Chico Filho, além de dirigentes da Abrasel e do Convention Bureau.

“E o compromisso que o setor produtivo assume é o de ser bastante rigoroso na execução desses protocolos e, caso haja qualquer mudança de cenário, respeitaremos as decisões do poder público”, detalhou Kennedy Calheiros, da FederAlagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos