Feira Camponesa Itinerante acontece pela primeira vez no Antares nesta semana

Iteral Ascom

A Feira Camponesa Itinerante será realizada pela primeira vez no bairro do Antares nesta semana, nos dias 23 e 24 de setembro. A iniciativa, que já conquistou o público do Conjunto José Tenório, na Serraria, parte para outros locais a pedido dos próprios moradores que se encantaram ao conhecê-la.

Segundo o líder comunitário, Adriano Martins, a feira traz produtos de qualidade para a comunidade. “Estou muito feliz em trazer produtos de qualidade, sem veneno, natural, para todos que moram no Antares. Muito obrigado à CPT por atender nosso pedido!”, disse animado.

Realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), a feira contará com ao menos dez bancas cheias de alimentos produzidos por famílias camponesas de comunidades de assentamentos e acampamentos da luta pela reforma agrária no litoral, na zona da mata e no sertão alagoano. Entre os produtos disponíveis haverá banana, laranja, macaxeira, cará, abóbora, animais, mel, goma, pé de moleque e tapioca.

A Feira Camponesa Itinerante estará montada na Av. Menino Marcelo, próximo ao posto Petrobrás Jacutinga, logo cedo na quinta-feira, 23, e permanecerá até o final da tarde da sexta-feira, 24. No primeiro dia, haverá apresentação de forró com Pinóquio do Acordeon, às 6h30; e também à noite, às 18h30.

O projeto Feira Camponesa completou mais de 15 anos, sendo realizado inicialmente na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em seu formato maior; e posteriormente com a ideia de percorrer os bairros em uma versão itinerante. Já passou pelos bairros da Serraria, Pinheiro e Salvador Lyra.

Durante a pandemia, não pôde ser realizada na Praça da Faculdade, mas, continua em busca de ser uma alternativa para o escoamento da produção da agricultura familiar camponesa acompanhada pela CPT no estado.

A organização fez um esforço para manter a realização da Feira Camponesa Itinerante, apesar da falta de apoio durante um longo período do necessário isolamento social devido à Covid-19. Ela costuma acontecer no início do mês na Praça do Bicentenário, ao lado da Igreja do Conjunto José Tenório, sempre seguindo as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Na Feira Camponesa Itinerante os feirantes usam máscara, há álcool 70 na entrada e também termômetro. Além disso, um banner apresenta orientações com medidas preventivas e há avisos no som sobre o tema.

Serviço: Feira Camponesa Itinerante

Data: 23 e 24 de setembro

Horário: 6h às 20h

Local: Av. Menino Marcelo, Antares (próximo ao posto Jacutinga)

 

Fonte: Iteral Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos