Alagoas ultrapassa 3 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Estado está cada vez mais perto de concluir a aplicação da primeira dose para toda a população vacinável

Depois de nove meses de campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, nesta terça-feira (21), a marca das 3.013.420 de doses de imunizantes contra o novo coronavírus aplicadas nos alagoanos. Desse total, 1.986.790 pessoas estão vacinadas com a primeira dose dos imunizantes e 1.026.630 pessoas estão vacinadas com as duas doses ou com a vacina de dose única.

Ascom/Sesau

Vacinação

Vale lembrar que, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), Alagoas possui alguns grupos com porcentagem expressiva de pessoas com o esquema vacinal completo, como é o caso dos trabalhadores da saúde (100%) e com o esquema vacinal próximo de ser concluído, a exemplo das pessoas com 60 anos ou mais (91,82%).

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da campanha de vacinação em Alagoas e lembra a importância da segunda dose. “A vacinação é a maneira mais eficaz de se prevenir contra a Covid-19 e o seu agravamento. Por isso, peço para que a população não deixe de tomar a segunda dose do imunizante, pois o esquema vacinal completo é a maior esperança para que o Estado volte à normalidade”, salientou.

Balanço

Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 4.248.766 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.461.300 doses de vacinas para os 102 municípios.

E para que a luta contra a Covid-19 seja mais efetiva, é preciso continuar atento aos cuidados no combate ao novo coronavírus, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;

– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos