Dia Mundial sem Carro: conheça a cidade brasileira onde automóveis são proibidos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, motoristas do mundo inteiro devem pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem e, se possível, optar por meios de transporte alternativos. Isso porque, há mais de duas décadas, o Dia Mundial Sem Carro convida cidadãos à reflexão sobre mobilidade sustentável.

No município paraense de Afuá, porém, as atividades propostas durante a data não representam qualquer perturbação no cotidiano: a cidade com população estimada em 39,9 mil habitantes proíbe, o ano inteiro, a circulação de carros, motocicletas e demais veículos motorizados de pequeno ou grande porte.

O modelo, pouquíssimo usual no Brasil, chama atenção de pesquisadores e cicloativistas. Entre os motivos para a regra, está o planejamento peculiar da cidade. Localizada em uma região alagadiça na Ilha de Marajó, Afuá possui a maioria das casas e ruas suspensas sobre palafitas de madeira — que não permitem o peso e velocidade dos carros — e realiza a maior parte do seu transporte de cargas por meio de embarcações.

Além disso, as distâncias curtas da área urbana, que não ultrapassam os 6 quilômetros de extensão, também contribuem para a popularidade dos pedais.

Para conduzir a vida sem carro, as adaptações exigem criatividade: as bikes auxiliam rondas policiais, serviço de táxi, passeios turísticos e até o resgate em ambulâncias, esse último contando com uma maca acoplada à estrutura de duas rodas. Além disso, não existem carros oficiais. Empresas, profissionais de todas as áreas e até mesmo o prefeito da cidade cumprem suas obrigações em bicicletas ou triciclos.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a frota de veículos local, em 2020 existiam apenas 13 veículos terrestres motorizados em Afuá — incluindo auxiliares como tratores e guinchos. Em 2009, ano que aponta a menor adesão, o Instituto registrou três veículos.

O número é extremamente baixo ainda quando em comparação com outras cidades de densidade demográfica e hábitos semelhantes. O município de São Fidélis (RJ), que possui 38,7 mil habitantes e é destacada pelo livro “O Brasil que Pedala” (2018) – que mapeou o ciclismo cotidiano no interior do país – possui mais de 7,2 mil veículos motorizados.

Dia mundial sem carro

A data foi escolhida na França, em 1997, motivada pelo movimento que já existia na Europa desde o início da década de 1990. Desde então, a reflexão sobre mobilidade sustentável se espalhou pelos demais países na mesma medida em que os problemas causados pelo excesso de automóveis nas ruas.

No Brasil, o debate alcançou primeiro as grandes cidades como São Paulo – onde o uso de motorizados individuais combinado ao crescimento da população já exigiam um olhar atento aos problemas urbanos como congestionamentos e comprometimento da qualidade do ar.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos