Primeira etapa do Circuito de Vôlei tem título para Vitor Felipe e Renato e Rebecca e Talita

Ascom CBV

Circuito Brasileiro de Vôlei

O dia de sol no Rio de Janeiro (RJ) começou quente na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). Na manhã deste domingo (26.09), o local, na zona sul carioca, foi palco das finais da primeira etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2021. Vitor Felipe/Renato (PB) e Rebecca/Talita (CE/AL) ficaram com o título, o primeiro de cada parceria.

A ausência de público na competição, em razão dos protocolos sanitários aplicados durante a pandemia de COVID-19, foi superada com a “Arquibancasa”, uma versão virtual das arquibancadas da arena. Nela os fãs puderam acompanhar todos os jogos das finais ao vivo, e interagir com o animador em quadra. Outra foram de interação entre os torcedores e as partidas foi a eleição do melhor do jogo por votação popular, por meio do site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e do aplicativo da CBV. Os eleitos foram Vitor Felipe no masculino e Rebecca no feminino.

No primeiro duelo decisivo do dia Vitor Felipe e Renato (PB) viraram o jogo contra Evandro e Álvaro Filho (RJ/PB) com parciais de 14/21, 21/13 e 15/11. A dupla paraibana se formou no final da última temporada, e já tinha jogado seis torneios, conquistando duas medalhas – prata em uma etapa Challenger e bronze em uma etapa Open. O título deste domingo é o primeiro da parceria, e o terceiro da categoria para Vitor Felipe. O atleta, que teve dengue pouco tempo antes da estreia, falou sobre a superação ao longo do torneio e o entrosamento com Renato, companheiro de treino em João Pessoa (PB) antes mesmo de formarem um time.

“Aqui no Circuito Brasileiro a gente joga contra todo mundo, então todos se conhecem muito bem. Nós viemos para esta etapa muito certos taticamente e acreditando em nosso potencial. Eu e Renato já treinávamos junto e isso adiantou muita coisa em nosso entrosamento em quadra. Nesta etapa tem um elemento de superação, tive dengue poucos dias antes da abertura da temporada, e me recuperei em cima da hora. O Renato me ajudou muito, foi um gigante e liderou o time em quadra na maioria dos jogos. É muito bom começar com título, mas temos muito o que consertar ainda”, falou Vitor.

O jovem Renato, de 21 anos, chegou ao primeiro título de Open da carreira. O atleta, que já tem diversas conquistas na base, incluindo mundial sub-19 e sub-21 (duas vezes), comemorou a façanha desde domingo.

“Eu estou muito feliz. É como eu penso, quem tem muita vontade sempre consegue, quem trabalha duro, todo dia, e quer chegar lá, consegue. Graças a todos que estão comigo, todos que me apoiam diariamente, eu pude chegar a esse ouro. Agradecer ao Vitor, que é um parceiro gigante, que me ajuda demais dentro de quadra com toda experiência dele. A gente vai trabalhar mais, para conseguir mais vezes chegar ao topo. A gente sabia que eles se juntaram agora, não têm tanto entrosamento, mas é uma dupla de gigantes. A gente planejou muito bem esse jogo e deu tudo certo”, comentou Renato.

Pelo naipe feminino Rebecca e Talita conquistaram o título logo na primeira competição da nova parceria. Elas venceram Bárbara Seixas e Carol Solberg (RJ) por 2 sets 0 (21/18 e 21/15). Com a vitória na abertura da temporada 2021, Talita alcançou a marca de 44 títulos em torneios Open. Para a atleta de 39 anos e três participações olímpicas, a marca é significativa, mas mais importante é manter a motivação e os desafios.

“Fico feliz com o resultado, é uma vida toda dedicada ao esporte. Sempre disse que jogaria enquanto estivesse em alto nível, e a barreira da idade foi quebrada há muito tempo. Eu vivo de desafios, e depois do ciclo do Rio (2016), eu procurei novos desafios. E o convite da Rebecca foi um grande desafio, conversei com o Renato (França), primeiro no papel de marido, depois como técnico e vimos que era importante. Este primeiro passo não é um retrato fiel do que seremos como dupla, ainda teremos derrotas e outras conquistas. Mas estou muito feliz em começar com um título”, avaliou Talita.

Depois de participar dos Jogos em Tóquio, a etapa na Urca é a primeira competição oficial de Rebecca. Sobre a nova parceria, a atleta elogiou bastante Talita.

“A Talita é uma pessoa muito boa, é uma ótima parceira. Ao assistir os jogos dela dá para perceber que ela ajuda, como ela é calma, passa tranquilidade, é muito madura. Era mais ou menos o perfil que eu procurava. Então eu sabia que ia encaixar, não imaginei que ia ser tão rápido. A gente tentou fazer o básico e deu certo. Fiquei muito feliz”, falou Rebecca que ainda fez um balanço sobre o impacto da experiência olímpica na continuidade da carreira.

“A experiência foi muito boa, foi muito válida. Acho que voltei das Olimpíadas bem mais madura. E você já volta pensando na outra, você já se vê lá de novo, no ápice que o atleta quer chegar. E eu já sei como é o trabalho, como funciona para chegar lá. Acho que a Talita vai me ajudar muito, ela tem três Olimpíadas nas costas, eu fui para minha primeira. Acho que vai dar certo, mas a gente vai pensar numa coisa de cada vez, um dia de cada vez, nos torneios. Tem muita coisa para acontecer ainda”, completou Rebecca.

Ascom CBV

Circuito Brasileiro de Vôlei

Jogos que definiram o bronze aconteceram na quadra 2

A disputa da terceira colocação em cada gênero aconteceu na quadra 2, no lado externo da arena e contou com transmissão ao vivo do Canal Vôlei de Praia TV. A primeira partida, pelo torneio masculino, Pedro Solberg e Arthur Lanci (RJ/PR) venceram Oscar e Saymon (RJ/MS) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15).

Em seguida, pela chave feminina, as atuais campeãs brasileiras e do circuito mundial, Ágatha e Duda (PR/SE), levaram a melhor contra Taiana e Hege (CE) em dois sets diretos, com parciais de 21/11 e 21/15.

Depois desta semana, a EsEFEx ainda abrigará outras duas etapas: a segunda (5 a 10 de outubro) e a terceira (19 a 24 de outubro). Itapema (SC) receberá a quarta parada (3 a 7 de novembro), enquanto a quinta e última etapa será realizada entre 1 e 5 de dezembro e local ainda por definir

CONFRONTOS

BRONZE

Pedro Solberg/Arthur Lanci (RJ/PR) 2×0 Oscar/Saymon (RJ/MS) (21/14 e 21/15)

 Taiana/Hege (CE) 0x2 Ágatha/Duda (PR/SE) (11/21 e 15/21)

FINAL

Evandro/Álvaro Filho (RJ/PB) 1×2 Vitor Felipe/Renato Andrew (PB) (21/14, 13/21 e 15/11)

Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) 0x2 Rebecca/Talita (CE/AL) (18/21 e 15/21)

Fonte: Ascom CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos