Idosa de 64 anos vence Covid-19 e recebe alta do Hospital da Mulher após mais de 6 meses de internação

Após mais de seis meses de internação, lutando contra a Covid-19 no Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, uma idosa de 64 anos recebeu, nessa terça-feira (5), a tão sonhada alta médica. Sob os aplausos da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar, Maria José Irineu pode ir para casa ao lado de sua filha, que não conteve as lágrimas ao presenciar o momento tão aguardado por familiares e amigos.

Foram exatamente 189 dias de muita luta. Maria José Irineu deu entrada no HM no dia 30 de março deste ano. Ela veio encaminhada do Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo e ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o dia 29 de abril. Depois, a paciente foi transferida para a Unidade Semi Intensiva (USI), onde permaneceu até o dia de sua alta.

A médica do HM, Eduarda Santana, que acompanhou a paciente, também estava bastante emocionada com a alta. Ela relatou que, durante a internação, Maria José passou por diversas intercorrências, como déficits neurológicos, infecções bacterianas e intubação, e atualmente está no seu melhor estado de saúde.

“No HM a paciente foi traqueostomizada e atualmente está sem nenhuma infecção detectada. Ela está no seu melhor estado. Acordada, compreendendo o que falamos. A filha foi muito importante na recuperação e a equipe tem um apego muito importante por ela, porque são mais de seis meses aqui”, explicou a médica.

De acordo com a assistente social do HM, Rossany Ferro, a partir de agora a paciente ficará em home care, em sua residência, localizada em Rio Largo. Ela será acompanhada por uma equipe multidisciplinar, em sua própria residência, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“Agora a paciente terá todo um acompanhamento na sua própria casa, com médicos, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e nutrição. Nós construímos um vínculo com essa família, com a filha de dona Maria José, que sempre esteve aqui presente acompanhando a mãe. Será dada a mesma assistência que ela estava tendo aqui, com oxigênio, cama hospitalar e sonda. Só que agora no conforto do seu lar”, disse a assistente social.

A filha da paciente, Fabiana Cabral, estava emocionada ao poder levar sua mãe para casa. “Deus é fiel. É uma vitória, com todas as coisas que minha mãe passou, eu não pensava em levar ela para casa. Só gratidão por todos da equipe do Hospital [da Mulher]. Deus colocou ela no lugar certo. Agora vamos cuidar em casa, com assistência 24 horas. Estou muito feliz”, salientou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos