Aluna do Sesi/AL avança entre o finalistas do “Nobel da Educação”

Ana Júlia de Carvalho é a única estudante da América Latina no Global Student Prize

A aluna da Escola Sesi Cambona Ana Júlia de Carvalho, de 17 anos, avançou no caminho para conquistar o Global Student Prize, considerado o “Prêmio Nobel da Educação”. Cursando a 3ª série do ensino médio, ela é a única estudante da América Latina selecionada entre os dez finalistas anunciados nesta quinta-feira, 14, após ter sido selecionada entre os Top 50.
Com mais de 3,5 mil inscrições realizadas em 94 países ao redor do mundo, o Global Student Prize reconhece um estudante excepcional, que apresenta impacto notável no aprendizado e na vida de amigos, colegas e comunidade. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação que ocorrerá em novembro, em Paris, na França. O escolhido receberá um prêmio de US$ 100 mil.
A premiação foi criada pela Varkey Foundation, organização britânica que fomenta a qualidade da educação em âmbito internacional, tem o apoio da empresa estadunidense Chegg e da Unesco.
Ana Júlia incluiu dois projetos iniciados na Escola Sesi Cambona no currículo submetido à premiação: o Sustainable Aerator, que visa a aumentar a qualidade de água dos animais para ampliar a produção leiteira de caprinos e ovinos em regiões de subsistência de países em desenvolvimento; e o Ecosururu, telha sustentável feita com a casca do sururu, molusco encontrado em abundância nas lagoas de Maceió.
“Gosto de pesquisar formas de melhorar a vida das pessoas, de mudar realidade nas comunidades do entorno onde vivo e estudo. Penso em como mudar o futuro!”, disse ela, durante visita recente ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade.
Nessa quarta-feira, 13, ela foi recebida pelo prefeito de Maceió, JHC, que se encantou com a aluna do Sesi e falou em projetos para desenvolver a educação na capital alagoana.
“A Ana Júlia é uma inspiração e vai contar com nosso apoio. Ela é um orgulho para a gente por toda sua jornada, tudo o que construiu, pela visão ampla, cuidadosa e de vanguarda, e vai levar o nome do nosso País, do Estado e da nossa cidade de forma brilhante. Vai nos ajudar a estruturar um projeto de robótica e programação para o nosso município”, disse JHC.
Na visita ao prefeito, a estudante alagoana esteve acompanhada da gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Clarisse Barreiros, e da diretora da Escola Sesi Cambona, Dayse Teixeira.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos