Hemoal Maceió funciona nesta segunda até às 17h

Redução do horário de atendimento ocorre para a realização de manutenção preventiva

Excepcionalmente nesta segunda-feira (25), a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no bairro Trapiche, funciona para doação de sangue até às 17h. O órgão irá encerrar o serviço de coleta de hemocomponentes uma hora antes do horário convencional, devido à necessidade de realizar uma manutenção preventiva.

Ascom / Sesau

Hemoal

Nesta terça-feira (26), entretanto, a Unidade Maceió volta a coletar sangue normalmente, em seu horário convencional, das 7h às 18h. O órgão também realiza coleta externa de sangue na Secretaria de Saúde de Boca da Mata, das 9h às 16h.

Os voluntários interessados em se candidatar à doação de sangue, devem ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos documentos comprobatórios.

“É importante ressaltar que o candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável, ainda, comparecer ao Hemoal bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação”, informou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Já os voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, só podem doar sangue após 12 meses.

Novo Coronavírus

Com relação aos voluntários que tiveram a Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Vacinas

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, devem respeitar um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca, Pfizer e da Janssen, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos