Hemoal promove coleta de sangue no Centro de Arapiraca nesta quarta (27)

Ação ocorre das 7h às 12h e das 13h às 16h, no Supermercado Jomart

Ascom Hemoal

Hemoal Arapiraca abre aos sábados e Posto de Coleta do Hospital Veredas, vinculado ao Hemoal Maceió, as terças e quintas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (27), coleta externa de sangue no Supermercado Jomart, situado na Rua Maurício Pereira, no Centro de Arapiraca. A ação, que ocorre das 7h às 12h e das 13h às 16h, tem o objetivo de formar um estoque estratégico de hemocomponentes para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais.

Mas, além da coleta externa, os alagoanos podem se candidatar à doação de sangue nas Unidades do Hemoal, situadas em Maceió e Arapiraca. A Unidade Maceió-Trapiche está situada na Rua Dr. Jorge de Lima e funciona das 7h às 18h; e a Unidade Arapiraca, está localizada no Laboratório Municipal, e atende das 7h às 17h.

Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue, devem ter entre 16 e 69 anos de idade e estar usando máscara ao comparecer ao posto de coleta. É necessário, ainda, portar um documento de identificação com foto, além de ter peso igual ou superior a 50 quilos.

Caso seja menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. As mulheres que desejam repetir o gesto voluntário, devem respeitar um intervalo de três meses e os homens ficam impedidos durante dois meses.

Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Também é proibida a doação de sangue para as pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e para aquelas que não tenham dormido, na noite anterior, pelo menos seis horas.

“No caso do voluntário que tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após 12 meses. Se ele passou por uma cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses ou fez tratamento dentário a menos de sete dias, fica impedido também de doar sangue”, informa a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.

Covid-19 – Os voluntários infectados pelo novo coronavírus ficam impedidos de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os candidatos à doação de sangue que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19 após este período, podem realizar a doação.

Com relação à vacinação contra a Covid-19, os voluntários que receberam o imunizante CoronaVac, devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue. Mas, se a vacina recebida foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos