Durante “Operação Mandacaru/Libertas”, BPA apreende 35 aves silvestres

PM/AL

Nesse sábado (20), militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) localizou cativeiros de espécimes da fauna silvestre. Ao todo, 35 aves foram apreendidas. A ação integra a “Operação Mandacaru/Libertas” em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL). A operação iniciou no último dia 17 e se estende até o próximo dia 26.

Os trabalhos percorreram os municípios de Palmeira dos Índios, Belo Monte e Arapiraca. No primeiro ponto, durante fiscalização na Feira Livre de Palmeira dos Índios, policiais do BPA com equipes dos órgãos ambientais se depararam com gaiolas expostas em via pública contendo o total de 29 aves silvestres. O responsável pelos animais não foi localizado

 

No mesmo município, desta feita, no bairro Xucurus, as equipes encontraram mais gaiolas contendo pássaros silvestres, dispostas na parte área externa de uma residência. Não foi possível localizar o proprietário dos pássaros, mas como os seis animais estavam em ambiente externo, foram recolhidos.

As aves apreendidas foram: sanhaço (10 exemplares), galo de campina (09), canário da terra (02), tuim (04), xexéu de bananeira (01), extravagante (03), papa-capim (02), jesus-meu-deus (01), sabiá (01), bigode (01), papa-capim-de-coleira (01).

Outras ações

Dando continuidade ao serviço, os PMS foram até a cidade de Major Izidoro para efetuar o recolhimento de uma arara canindé que havia sido apreendida no serviço anterior. As aves ficaram sob a guarda da equipe do IBAMA, responsável por realizar o devido encaminhamento ao seu Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Maceió.

21 11 2021bpa2Por fim, a equipe do BPA foi até o Eco Ponto em Arapiraca para realizar o devido descarte das gaiolas.

Fonte: Ascom PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos