Projeto Memoráveis-AL lança primeiro podcast para homenagear vítimas da Covid-19

A nova modalidade pode ser conferida no spotify

Porjeto Memoráveis Alagoas

Humanizar os relatos de mortes por Covid e dar voz a um dos projetos mais delicados do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Esses são alguns dos objetivos do primeiro episódio do podcast produzido pelo projeto de extensão Memoráveis AL, que será lançado nesta semana na plataforma do spotify, trazendo a história de Juliano, um dos 56 alagoanos homenageados durante os dois anos de trabalho.

“Os familiares e amigos dos que foram levados pela Covid vão conhecer as histórias dos seus entes queridos narradas de uma forma suave e cuidadosa, com todo o respeito necessário ao momento.  Além disso, nosso podcast terá entrevistas com especialistas sobre temas relacionados à pandemia do coronavírus. Vale a pena conferir para ficar informado e se emocionar com esse trabalho coletivo dos estudantes de jornalismo da Ufal”, destaca a coordenadora do projeto, Mércia Pimentel.

O podcast Memoráveis Alagoas fará uma leitura breve dos textos tributos de alagoanos publicados na plataforma do Inumeráveis, além de entrevistar profissionais e familiares. O material foi produzido por Kamilla Abely e Layla Alves no roteiro, Laís Walderley e Eduardo Marinho locutando e Clara Macedo e Eduardo Marinho na edição.

“Essa é apenas uma das várias formas humanas do  projeto. O podcast possibilitou enriquecer ainda mais todo o contexto dos memoráveis, que é eternizar vidas. Participar dessa nova fase está sendo uma experiência incrível, os ouvintes podem esperar uma homenagem bem feita, deixando essas memórias ”, acrescenta Kamilla Abely, uma das alunas participantes.

Para auxiliar os voluntários e reforçar o impacto do podcast na produção do conteúdo, os alunos tiveram a orientação também do professor Júlio Arantes, que ministra disciplinas de Laboratório de Radiojornalismo na universidade.

“A convite da professora Mércia, ajudei os alunos e aprimorei as propostas trazidas por eles, visto que o podcast atualmente representa uma forma prática de levar conteúdo aos ouvintes, uma modalidade que está ganhando espaço na vida das pessoas. Poder participar dessa expansão de projeto com tanto compromisso com as vidas é gratificante,” comenta Júlio.

Sobre o projeto

O Memoráveis AL é um projeto de extensão vinculado à Ufal, que já está no seu segundo ano de edição realizando um trabalho de homenagem às pessoas vítimas da Covid-19 por meio de relato dos familiares e amigos. Para acompanhar mais o projeto Memoráveis AL, é só seguir o perfil nas redes sociais @memoraveisal e também no spotify.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário