Vai negociar? veja como identificar os pontos fortes do imóvel na hora da venda

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Uma pesquisa do Google divulgada em 2021 revelou que tanto casa como apartamento com varanda foram muito procurados durante os piores meses da pandemia. E, ainda hoje, há muitas pessoas à procura de imóveis com varanda para que possam aproveitar um pouco de ar puro sem precisarem sair de casa.

Mas o que isso significa para as pessoas que querem vender propriedades?

Bom, significa basicamente que, se a moradia tiver varanda, provavelmente será vendida mais rápido. Assim como esse estudo do Google, vários outros oferecem informações interessantes a respeito dos pontos fortes de imóveis para a venda.

Em geral, para saber separar o que é realmente um ponto forte e o que é apenas um aspecto do seu apto à venda que você gosta, é preciso conhecer o público em geral.

Isso é feito sabendo o perfil de potenciais compradores de imóveis da sua região e o que buscam em propriedades na sua área.

O que as pessoas procuram em um imóvel?

Se há alguém com verdadeira autoridade para dizer quais são, de fato, os pontos fortes do seu imóvel, esse alguém é a pessoa que está buscando casas à venda.

Uma pesquisa do Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon) revelou alguns dos itens mais buscados por quem está querendo comprar imóvel e, portanto, representam pontos fortes que podem mesmo ajudar em uma valorização efetiva da propriedade. Curiosamente, os resultados foram um tanto diferentes do que a maioria dos proprietários poderia imaginar.

Uma churrasqueira de uso comum, por exemplo, esteve no topo da lista. Já o elevador foi tido como algo indispensável por quem busca casas para morar, principalmente em metrópoles como São Paulo. Garagem, bicicletários, hidrômetro individual e áreas de lazer como academia, salão de festas e playground também são pontos fortes de um imóvel atualmente.

Outro item que ainda pode passar despercebido é o hobby box, espécie de depósito geralmente localizado na garagem dos condomínios. Esses compartimentos individuais servem para que os moradores guardem de forma segura objetos que não caibam dentro dos seus apartamentos.

Quanto ao número de quartos, a preferência costuma ser de 2 a 3 quartos para quem busca imóveis à venda, sendo o kitnet de 1 quarto ainda o preferido no caso da locação.

Qual o perfil do cliente do setor imobiliário?

Se você tem casas para vender e o imóvel tem uma cozinha em conceito aberto, saiba que isso pode ser um grande ponto forte na hora da venda.

Isso porque, de acordo com pesquisas recentes, as mulheres são a maioria (64%) no que se refere às pessoas que buscam casas à venda hoje em dia.

Entre os solteiros à procura da casa própria, a maior busca é por privacidade.

O que tornará, no seu apartamento para vender, o isolamento acústico e a vista da janela longe dos olhares dos vizinhos dois pontos fortes estratégicos ao vender o ap a esse grupo.

A boa localização também é algo que reflete muito o perfil do cliente do setor imobiliário atual.

Pois cada vez mais as pessoas querem morar perto do trabalho para gastar menos tempo no trânsito.

E, mesmo que a Covid-19 tenha aumentado as possibilidades do home office, ainda há muita tem que trabalha e voltará a trabalhar de forma presencial.

Qual o perigo de não saber os pontos fortes de um imóvel na hora da venda?

Digamos que você gostaria de fazer uma reforma em uma propriedade para valorizá-la no momento da venda. Você não leu nenhuma pesquisa, não sabe nada do perfil dos compradores de imóveis atuais, mas percebeu que faltam atrativos porque ninguém quer comprar a casa.

Nesse instante, você tem uma ideia que acha ser “genial”. Como sempre considerou que banheiras de hidromassagem são algo muito chique, decide instalar uma no seu apartamento com varanda. Então, já que é um investidor do mercado imobiliário e tem um dinheiro de sobra, acaba gastando uma verba substancial do valor de reforma nesse intuito. A obra no seu apartamento com varanda é concluída, você coloca novamente o apto à venda, porém descobre que as pessoas não querem pagar o valor anunciado.

A “valorização” que você esperava que o apartamento tivesse com a construção da banheira com hidromassagem simplesmente não aconteceu e quando decide fazer uma pesquisa sobre o que os compradores de imóveis estão buscando na sua região, descobre que não é luxo, mas praticidade e boa localização.

Mais quartos, uma área mais ampla ao ar livre e privacidade em relação aos vizinhos são outros fatores que os potenciais compradores de casas com quintal estão buscando. Pois ou vai ter que anunciar o imóvel a um preço mais baixo e não lucrar nada com a reforma.

E, enquanto isso, ter que arcar todo mês com o condomínio e outras contas do imóvel.

Esse é o grande perigo de não saber os pontos fortes de um imóvel na hora da venda. Porquanto se você não sabe disso, pode acabar investindo e focando seus esforços em aspectos que muitas vezes não farão diferença alguma para o comprador em potencial.

Se for colocar apartamentos com varanda ou casas com quintal à venda, busque, antes de mais nada, conhecer o perfil dos compradores de imóveis da sua região. Dessa forma, evitará o erro de focar em aspectos irrelevantes da propriedade. E, também, economizará um bom dinheiro com reformas que provavelmente não teriam efeito algum na valorização da moradia.

Como usar os pontos fortes do imóvel ao meu favor na hora da venda?

Na hora de elaborar o anúncio do imóvel, destaque esses pontos fortes na descrição. Comece logo falando que a sua casa com varanda possui cozinha em conceito aberto e vaga de garagem para aumentar o interesse.

Os aspectos menos interessantes da propriedade você pode deixar para o final, ainda mais se considerarmos que as pessoas nem sempre leem o anúncio por completo. Quando for levar um interessado para uma visita à propriedade, use essa mesma estratégia.

Inicie mostrando a varanda, os quartos amplos e só no final mostre o banheiro, por exemplo, caso seja menos atraente por não ser tão grande assim. Em outras palavras, a melhor forma de usar os pontos fortes do seu imóvel ao seu favor na hora da venda é enfatizá-los o máximo possível.

Fonte: Assessoria

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