Hemoal Maceió abre para doação de sangue no feriado de Nossa Senhora da Conceição

Unidade Arapiraca funciona para liberação e sangue e retoma doações na quinta-feira (9)

Carla Cleto

Além de boa saúde, voluntários devem ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona para doação de sangue nesta quarta-feira (8), feriado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, conforme estabelece o decreto estadual nº 72.527, de 30 de dezembro de 2020, que dispõe sobre os feriados estaduais e nacionais para o exercício de 2021. O órgão, que está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, atende os voluntários das 7h30 às 17 horas. Já a Unidade Arapiraca, funciona para liberar sangue aos hospitais e reabre para receber os voluntários na quinta-feira (9), às 7h30.

Os voluntários que comparecerem ao Hemoal Maceió neste feriado, devem estar usando máscara, além de ser necessário ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É exigido, ainda, que estejam portando um documento de identificação oficial e original com foto e, caso sejam menores de 18 anos, devem estar acompanhados dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Quanto às pessoas que tenham sífilis, Aids, doença de Chagas e as que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, ficam impedidas de doar sangue. Já as lactantes e gestantes, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), também são proibidas de praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas.

Para repetir a doação de sangue, as mulheres ficam proibidas durante três meses, enquanto os homens devem respeitar um intervalo de dois meses. Com relação ao voluntário que tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Covid-19

No caso das pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 e tomaram os imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Jassen, deve ser respeitado um intervalo de sete dias. Mas se os voluntários foram vacinados com a CoronaVac, a doação pode ocorrer após dois dias.

No caso dos doadores infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os voluntários que mantiveram contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, podem realizar a doação de sangue normalmente, mas, devem estar usando máscara.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos