Verão exige atenção redobrada com a saúde dos olhos

Oftalmologista reforça importância de evitar exposição solar excessiva e dá dicas para aproveitar estação mais quente do ano com tranquilidade

O verão chegou e, para muitas pessoas, essa é a estação mais esperada do ano. Relaxar na piscina de casa ou do clube, descansar em lugares tropicais com os amigos ou simplesmente aproveitar o banho de mar são algumas das atividades favoritas. Mas o período também é marcado por altas temperaturas e pela exposição excessiva aos raios solares, o que exige atenção redobrada com a saúde ocular.

O oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió, Dr. Cleovan Almeida, dá dicas para aproveitar o verão com tranquilidade e alerta: cuidar dos olhos é tão importante quanto cuidar da saúde da pele nesta época do ano.

Água do mar e piscina, curta sem riscos

Apesar de parecem limpos, as águas do mar e da piscina podem ser prejudiciais para os olhos. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados. “Elas podem conter microrganismos, bactérias, sais minerais, agentes químicos e outros contaminantes que podem causar irritação ou inflamação nos olhos”, esclarece.

No fim do dia, muitos sofrem com irritação, ardência, vermelhidão ocular e até visão embaçada. O médico Cleovan explica o que fazer. “Colírios lubrificantes podem amenizar os sintomas, pois ajudam a reconstituir o filme lacrimal mais rapidamente”, diz.

O especialista também chama atenção para a importância de manter-se bem hidratado. “O consumo de água melhora o funcionamento do corpo de uma maneira geral e impede o atrito entre a córnea e a pálpebra, auxiliando na lubrificação dos olhos”, explica o médico do Sistema Hapvida Maceió.

Proteção contra raios UVA e UVB

A exposição dos olhos aos raios solares aumenta a incidência de doenças comuns no verão, como a fotoqueratite, inflamação da córnea causada pela radiação UV, e a retinopatia solar, lesão na retina provocada pela observação direta do sol sem proteção ocular.

“É mandatório o uso de óculos de sol contra raios UVA e UVB. Certifique-se de que ele realmente possui a proteção. O acessório deve conter selo e garantia do fabricante”, ressalta o especialista.

Quem usa lentes de contato também deve ficar atento. Ao entrar no mar ou na piscina, o ideal é retirá-las ou descartá-las pois algumas bactérias podem ficar alojadas entre a córnea e a lente, gerando infecções.

Óleos, cremes e protetor solar: cuidados durante a aplicação

Para finalizar, o especialista destaca que é preciso ficar atento, também, à aplicação de produtos de beleza e higiene no rosto e no cabelo.

“Quando em contato com o olho, esses produtos podem causar irritações. Se isso acontecer, lave a região abundantemente e, se os sintomas não desaparecerem, procure um oftalmologista”, conclui.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos