Atlético-MG: conheça Antonio Mohamed, novo técnico do clube mineiro na temporada 2022

Divulgação

Falta pouco para Antonio ‘Turco’ Mohamed se tornar o novo treinador do Atlético-MG. O acerto já está encaminhado e, conforme apurou a ESPN, falta somente a assinatura contratual, que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (14).

Livre no mercado desde que foi demitido do Monterrey, no final de 2020, o treinador deve assinar por duas temporadas e chega com a comissão técnica enxuta, com no máximo três pessoas, a pedido do Galo.

E a história de Mohamed no futebol como treinador é vitoriosa. Ídolo no Huracán, da Argentina, o profissional de 51 anos tem passagem de maior destaque no Monterrey, onde conquistou diversos troféus e cumpriu a promessa realizada ao filho, falecido em 2006.

Além da equipe argentina e mexicana, ‘El Turco’ também passou por Colón, Independiente, Tijuana, América-MEX e Celta de Vigo.

Campeão em cima de brasileiro

Depois de recolocar o Huracán na primeira divisão argentina, em 2007, e levar o Colón à Conmebol Libertadores, Mohamed assumiu o desafio no Independiente, gigante argentino.

Por lá, em 2010, conquistou a Copa Sul-Americana ao bater o Goiás. No primeiro confronto da decisão, derrota por 2 a 0 no Serra Dourada. Em Avellaneda, vitória por 3 a 1 e triunfo nos pênaltis por 5 a 3.

Histórico contra o Galo

O treinador já esteve frente a frente com o Atlético-MG. Foi em 2013. Na ocasião, Antonio Mohamed era o treinador do Tijuana.

A equipe mexicana enfrentou o clube mineiro nas oitavas de final da Libertadores, competição em que os brasileiros levariam o título inédito.

E ‘El Turco’ viu Victor operar um milagre no pênalti batido por Riascos, que entrou para a história e garantiu a classificação mineira para as quartas de final.

Promessa ao filho

Em 2006, Mohamed levou o filho Farid, de nove anos, para acompanhar a seleção argentina na Copa do Mundo da Alemanha. No entanto, após a eliminação da Argentina nas quartas de final para os anfitriões, uma tragédia ocorreu.

Um acidente de carro em Frankfurt vitimou o filho do treinador, que veio a falecer. Foi então que o técnico realizou uma promessa: venceria um título nacional com o Monterrey, clube do coração de Farid no México, ao lado do Huracán, na Argentina.

E a promessa foi realizada em 2019. O Monterrey bateu o América-MEX na decisão da Campeonato Mexicano, nos pênaltis, e a imagem de ‘El Turco’ Mohamed aos prantos segurando um terço, objeto que levava a todos os jogos para simbolizar a presença do filho, se eternizou.

Estilo de jogo

Dentro de campo, Antonio Mohamed gosta de propor o jogo e ter uma equipe dominante. Com a bola, gosta de sair construindo desde a zaga. Sem ela, pressiona o adversário já no campo de ataque para recuperá-la.

E o torcedor do Atlético-MG pode esperar uma equipe com muitas variações. Isso porque o técnico monta os esquemas táticos de acordo com os adversários.

No material de 27 páginas fornecido ao clube mineiro, Mohamed afirma que ‘o jogador está acima do sistema’. Ou seja, o atleta deve ser adaptável ao estilo de jogo proposto. Para o argentino, ‘um time pode ser campeão com diferentes táticas’.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos