Maioria das praias alagoanas está liberada para banho em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia de Marceneiro, São Miguel dos Milagres

A maioria das praias do litoral alagoano está liberada para o banho após testes realizados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) esta semana.

De acordo com o boletim de balneabilidade, das 66 áreas avaliadas,  55 estão balneáveis e 11 não estão aptas para banho. As coletas das amostras foram realizadas nos dias 11 e 12 deste mês entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi e o resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 14.

No litoral sul, apenas um ponto, situado a cerca de 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, está inadequado para banho. Das 11 praias impróprias para banho, sete delas estão localizadas em Maceió, entre os bairros de Pontal da Barra e Cruz das Almas. No litoral norte, três pontos da Praia de Margogi devem ser evitadas.

A análise levou em conta a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece os critérios de balneabilidade. Para uma praia ser considerada própria, 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não devem exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. Já as praias são consideradas impróprias não obedecem ao critério anterior ou apresentam na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

O IMA solicita ainda que os banhistas evitem entrar em áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das praias da Avenida ao Sobral.

Confira AQUI os trechos próprios e impróprios

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos