Filho de faxineira, aprovado em 9 universidades dos EUA, ajuda outros jovens a estudar

Fred Ramon dá aula de inglês para Pablo Vinícios — Foto: Reprodução/TV Globo

O pernambucano ex-aluno da rede pública Fred Ramon, que é filho de uma faxineira e foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos em 2021, veio ao Recife passar férias. Em menos de um ano, viu sua vida mudar e tomou como missão pessoal auxiliar outros jovens como ele.

Pelas redes sociais, Fred, de 21 anos, dá dicas e ajuda outros alunos a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou garantir uma vaga em uma universidade no exterior, como ele fez. Atualmente, ele cursa administração em negócios e especialização em teatro em uma universidade em Los Angeles, na Califórnia.

“Quero que as pessoas acreditem mais que podem alcançar o que quiserem, independente de qualquer desafio. Nada é para sempre. Nenhuma dor e eu quero inspirar mais jovens a sair da favela, das comunidades, da periferia, e chegar a espaços que historicamente foram negados pra eles estarem”, declarou.

Entre os estudantes que enxergam em Fred um farol, e na educação, a chave para o futuro, está Pablo Vinícios, de 18 anos. “Sonho em estudar fora, fazer artes visuais no exterior e conseguir ser reconhecido Brasil e viver da minha arte e fazer outros jovens também, sobreviver”, disse.

Pablo gosta de desenhar, faz pinturas, escreve contos e poesias. Ele fazia aulas de inglês por vídeo chamada com Fred e, nesse mês de janeiro, aproveitou para ter aulas presenciais.

“A primeira coisa [para estudar fora] é você saber um pouco de inglês, porque toda a base pra estudar fora exige inglês. Essa é a dica que eu insisto”, declarou Fred.
“O que eu aprendi mais de valioso é que, mesmo com medo, mesmo que você tiver com falta de coragem, falta de apoio, você tem que persistir, meter a cara e fazer. Mesmo sem recursos, porque as pessoas querem ver a gente batalhando e conquistando o nosso espaço”, afirmou Pablo.

Mudanças na vida

O jovem estudante contou que, agora, consegue ajudar a mãe e comprar coisas para ela que, antes, não podia. “Consigo reformar a minha casa. Hoje, eu tenho um inglês muito melhor que antes, porque estar com americanos 24 horas não é mesma coisa que você estudar em qualquer curso. Essa experiência é a chave para o sucesso que eu ainda quero ter”, relatou.

Fred aprendeu inglês sozinho e mergulhou nos livros em busca de um futuro melhor. O dinheiro que precisava para completar a bolsa de estudos que ganhou veio de uma vaquinha e de doadores encantados com sua história (veja vídeo abaixo).

Com a infância marcada pela pobreza em Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Fred concluiu o ensino médio, em 2018, na Escola Estadual Professor Fernando Mota, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Além da bolsa de 70% na universidade de Los Angeles, ele foi aprovado também na Universidade de Inovação ASU; Manhattanville College; Florida Tech; Temple University; University of Arizona; Stetson University; Adelphi University; e University of La Verne.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos