Vídeos flagram equipes da Equatorial na madrugada; Companhia diz que inspeção é legal

Populares divulgaram vídeos nas redes sociais flagrando técnicos da Equatorial Energia realizando supostos cortes de eletricidade durante a madrugada da última sexta-feira (14), em Maceió. As imagens enviadas ao Alagoas 24 Horas mostram equipes da companhia energética trabalhando por volta das 4h40 em uma rua não identificada da capital alagoana. Em uma imagem, um funcionário está verificando um medidor de energia.

Segundo lei federal, o desligamento de energia elétrica só pode acontecer no período entre 8h e 18h.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial, a reportagem confirmou que as imagens são, de fato, de funcionários da empresa, entretanto, a companhia alegou que não houve nenhum tipo de corte de eletricidade, apenas inspeções dos aparelhos medidores.

“Sobre imagens que estão circulando de colaboradores da Equatorial Alagoas realizando a atividade de inspeção em residências, a Distribuidora informa que as atividades são feitas de forma rotineira em dias de semana e final de semana, não só apenas no período diurno como também no período noturno, com o objetivo de constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de serem identificadas, em razão do modus operandi de desvio praticado por alguns consumidores.

A verificação periódica dos medidores de energia elétrica, instalados nas unidades consumidoras, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação, independente do horário em que a atividade será realizada. A Distribuidora ressalta, que durante as inspeções as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos.

A Equatorial Alagoas reforça ainda, que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro por isso a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar acidentes e diversas consequências para a empresa e para o estado”, esclareceu a Equatorial através de nota oficial.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos