Advogado analisa legalidade de operação da Equatorial durante a madrugada

Na sexta-feira (14) passada, um grupo de técnicos da Equatorial foi visto realizando inspeções em medidores de energia durante a madrugada, na parte alta de Maceió. Populares chegaram a afirmar que os técnicos da companhia teriam realizado cortes de energia, o que não foi confirmado pela reportagem. RELEMBRE O CASO.

Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, o advogado Rafael Acioli, especialista em Direito do Consumidor, explicou que a ação dos técnicos da companhia energética durante a madrugada está dentro da legalidade. Acioli esclareceu que uma lei estdual estabelece que a companhia energética tem o direito de realizar cortes de energia em caso de ligações irregulares ou que ofereçam riscos à população a qualquer dia ou horário.

“A lei 8.233/2020 proíbe cortes de energia nos fins de semana, sextas-feiras e vésperas de feriados somente em casos de inadimplência. Entretanto, a suspensão da distribuição elétrica por fraudes ou instalações perigosas são permitidas em qualquer dia e horário”, explicou o especialista.

O vídeo que circula pelas redes sociais gerou grande debate entre internautas, que reclamaram do horário em que o trabalho foi realizado. Muitos deles alegaram sensação de insegurança e acharam que estavam sendo vítimas de assalto.

Outros internautas chamaram a atenção da própria segurança dos servidores da Equatorial, que pelo clima de insegurança, poderiam ter sido vítimas de algum tipo de reação por parte dos moradores da região.

Nota da Equatorial

O Alagoas 24 Horas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial para saber se algum esquema de segurança é utilizado por parte da companhia para resguardar a integridade física de seus colaboradores e a concessionária informou que além prezar pela segurança dos trabalhadores, também oferece treinamento adequado à função. Confira nota na íntegra:

A Equatorial Alagoas informa que sempre resguarda e protege a atuação dos seus trabalhadores, seja em qualquer atividade, exercida a qualquer horário. A empresa atua com equipes em campo 24h por dia trabalhando para atender aos clientes nos mais diversos serviços prestados. No que diz respeito a atividades realizadas no período noturno, a Distribuidora destaca que os colaboradores também recebem treinamentos específicos e acompanha as equipes por monitoramento e observação remotos e ressalta que, se por ventura venha ocorrer alguma situação que comprometa a segurança dos seus trabalhadores ou prejudique  as atividades desempenhadas irá tomar as medidas cabíveis junto aos órgãos de segurança.

A Equatorial explica ainda, que a atividade de inspeção é um trabalho de rotina e essencial como qualquer outra atividade de competência da empresa, ressaltando que os profissionais exercem a função devidamente fardados e identificados com o crachá da companhia de energia.

Durante as atividades noturnas, as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos. Em caso de dúvidas ou mais informações a Equatorial orienta que os clientes entrem em contato com a empresa pelo número 0800 082 01096.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos