Hospitais particulares registram atendimento acima da média; usuários apontam colapso

Equipe - UBS Jorge Duarte

Equipe – UBS Jorge Duarte

Aqueles que procuraram atendimento em hospitais particulares de Maceió, neste sábado, 22, enfrentaram sérios problemas em relação ao atendimento a pessoas com sintomas gripais.

Devido ao aumento de casos de Covid-19 e Influenza, as unidades da rede pública de saúde e os hospitais particulares da capital alagoana estão lotados e  com horas de espera, segundo relatos de pacientes e acompanhantes. Em alguns hospitais particulares, o atendimento a novos pacientes foi suspenso por falta de leitos. Aqueles que buscavam atendimento com outras doenças e traumas também precisaram de um pouco mais de paciência, pois a espera está sendo longa.

Uma mulher – que preferiu não ser identificada – disse ter feito uma verdadeira peregrinação para receber atendimento. Ela relatou que passou por três hospitais particulares de Maceió por apresentar sintomas gripais e teve que retornar para casa sem atendimento médico. “Passei por três hospitais. Todos os locais cheios, com síndrome gripal. Um deles suspendeu atendimento, os outros dois não cabem mais ninguém. Muita gente saindo das emergências sem atendimento e indo às farmácias para realizar os testes de Covid-19. Como é o meu caso”, contou.

Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou que a rede pública estava ampliando os leitos por conta do aumento no número de pessoas diagnosticadas com Covid-19. Neste sábado, 22, o boletim epidemiológico aponta que dos 416 leitos criados para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 220 estavam ocupados até às 16 horas de ontem (21). O número representa 53% do total.

Também por conta do aumento de casos de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde de Maceió reabriu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos), que funciona 24h para atendimentos exclusivos para síndromes gripais. Outro local, a Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), que já funciona com o Corujão da Saúde, de 7h às 21h, também atende 24h a demanda de síndromes gripais em ala específica. Em dois dias, as unidades registraram 400 atendimentos a usuários com síndromes gripais.

“Ao chegar na Unidade para o atendimento, os usuários passam por uma triagem com a equipe de enfermagem e são encaminhados para o atendimento médico. A maior demanda que estamos registrando por aqui é pela realização de testes rápidos. Até ontem, realizamos 66 testes e 38 deles deram positivo”, disse o diretor da UBS Jorge Duarte Quintela, João Paulo Calheiros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos