Com calor intenso há 12 dias, SC tem ovo frito em rua e caminhão-pipa para torcida em estádio

Segundo a Central de Metrologia da NSC, desde 14 de janeiro os termômetros estão perto de 40ºC.

Reprodução/ NSC TV

Calor em SC – torcedores recebem banho de caminhão e morador tenta fritar ovo no asfalto

A onda de calor em Santa Catarina entrou no 12ª dia consecutivo com previsão de 43ºC nesta terça-feira (25). Segundo a Central de Metrologia da NSC, desde 14 de janeiro os termômetros estão perto dos 40ºC.

Na cidade de Caibi, no Oeste, os termômetros chegaram a marcar dos 40,87°C no dia 17 de janeiro, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

Com as altas temperaturas daquele dia, um morador fritou um ovo no asfalto. De acordo com Célio Ferronato, a experiência deu certo.

“Então a gente fez esse teste para ver se nós conseguimos fritar o ovo e deu certo, foi bom. A clara não chegou a cozinhar, mas a gema cozinhou”, disse.
No vídeo, Ferronato mostra o termômetro de uma das ruas da cidade marcando 46ºC, por volta das 15h30.

Banho com caminhão-pipa

No domingo (22), torcedores que acompanharam a partida entre Marcílio Dias e Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, em Itajaí, no Litoral Norte, receberam banho de água de um caminhão-pipa para amenizar o calor.

O jogo aconteceu por volta das 16h. Na cidade, a máxima do dia chegou a 31,24ºC, segundo a Epagri/Ciram.

Comerciantes distribuem água

Em Criciúma, no Sul do estado, desde o dia 22 de janeiro, comerciantes resolveram distribuir copos com água de forma gratuita para as pessoas que passavam pelo Centro. A iniciativa de dois irmãos, que são empresários, chamou a atenção dos moradores que passaram pela tenda montada na calçada.

“As pessoas que passavam por aqui chegaram até ficar espantadas. Mas é uma atitude simples diante do calor que estamos enfrentando”, disse Marcelo Laje Pinto.

Previsão do tempo

Nesta terça, as máximas serão registradas no Oeste e Litoral Sul. Nas demais áreas, os termômetros marcam entre 32ºC e 35ºC. Em Lages, na Serra catarinense, a temperatura pode chegar a 36ºC. Por conta da umidade e calor intenso, há chance de temporais isolados no fim do dia.

Fim do calor intenso

A onda de calor em Santa Catarina deve ter fim na próxima quinta-feira (27). De acordo com a Central de Meteorologia da NSC, a aproximação de uma nova frente fria traz chuva em todas as regiões e modifica o tempo no estado, de forma gradual.

No Sul, Serra e Meio-Oeste, os termômetros não passam dos 28°C na quinta. Entre sexta-feira (28) e sábado (29), as temperaturas chegam a 26°C em boa parte do estado.

Fonte: g1 SC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos