Vazão de 4000 m³/s em Sobradinho e Xingó permanece sem previsão de redução

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco informa que as vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m3/s para o patamar de 4.000 m3/s, do período de 12/01 a 24/01. A operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

De acordo com informações da Chesf e do ONS, em reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida na manhã de hoje (25/01) as defluências médias diárias dos reservatórios de Sobradinho e Xingó deverão permanecer no valor de 4.000 m3/s, sem previsão de redução da vazão nos próximos dias.

Chamamos a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Nesse sentido, pedimos o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município.

Fonte: CBHSF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos