Papa Francisco lava pés de presidiários na Itália em ritual católico de Quinta-feira Santa; veja fotos

Segundo a tradição da semana de Páscoa, gesto representa a humildade de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

O Papa Francisco visitou uma prisão da Itália para realizar a missa de Quinta-feira Santa, onde lavou e beijou os pés de 12 presos para celebrar o gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Vatican Media/Handout via REUTERS

Papa visita prisão e lava os pés de doze detentos em tradicional ritual de Páscoa

Os antecessores de Francisco realizavam o tradicional ritual da Semana Santa na Basílica de São Pedro ou em outra catedral de Roma. Mas depois de sua eleição, em 2013, o argentino deu continuidade à tradição que estabeleceu como arcebispo de Buenos Aires de fazê-lo em prisões ou lares para idosos.

Este ano, Francisco escolheu uma prisão na cidade portuária de Civitavecchia, a noroeste de Roma, na costa do Mediterrâneo.

Um vídeo divulgado pelo Vaticano mostrou o papa lavando e beijando os pés de 12 detentos de várias idades, incluindo uma mulher, nesta quinta-feira (14).

“Nós, sacerdotes, devemos ser os primeiros a servir os outros, não explorar os outros”, disse ele aos presos em uma breve homilia improvisada durante a missa na capela da prisão.

“É uma maneira de dizer ‘não julgo ninguém. Tento servir a todos'”, disse ele.

Francisco também disse aos presos que Deus os julgariam, mas também estaria pronto para perdoá-los.

Papa visita prisão de Civitavecchia e lava os pés de doze detentos em tradicional ritual de Páscoa — Foto: Vatican Media/Handout via REUTERSPapa visita prisão de Civitavecchia e lava os pés de doze detentos em tradicional ritual de Páscoa — Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS

Covid

Nos últimos dois anos, versões reduzidas do ritual foram realizadas dentro do Vaticano por causa das restrições do Covid.

A visita ao presídio, que foi privada e fechada ao público, foi o segundo de dois cultos desta quinta-feira, início de três dias de intensas atividades até a Páscoa.

Na Sexta-feira Santa, o dia em que os cristãos comemoram a morte de Jesus por crucificação, o papa preside dois serviços, incluindo uma procissão à luz de velas “Via Crucis” (Caminho da Cruz) ao redor do Coliseu de Roma.

Este ano, a decisão do Vaticano de ter ucranianos e russos participando da procissão causou atrito com os líderes católicos ucranianos, que querem que ela seja reconsiderada. Leia história completa

Na noite de sábado, o papa de 85 anos deve celebrar uma missa da Vigília Pascal na Basílica de São Pedro.

No domingo de Páscoa, o dia mais importante do calendário litúrgico cristão, ele reza a missa na Praça de São Pedro e, em seguida, entrega sua mensagem e bênção semestral “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo).

Papa Francisco lava os pés de detentos na prisão de Civitavecchia, Itália, em 14 de abril de 2022 — Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS Papa Francisco lava os pés de detentos na prisão de Civitavecchia, Itália, em 14 de abril de 2022 — Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS
Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos