Atentado em supermercado em Nova York deixa ao menos dez mortos, diz polícia

Outras três pessoas foram feridas durante a ocorrência em um supermercado na cidade de Buffalo

Um atirador de 18 anos matou dez pessoas a tiros e feriu outras três em um supermercado em Buffalo, em Nova York, antes de se entregar à polícia. no que as autoridades disseram que seria investigado como crime de ódio e ato de “extrema violência com motivação racial”.

As autoridades disseram que o suspeito branco, que estava armado com um rifle de assalto e parecia ter agido sozinho, veio para Buffalo de um condado de Nova York a “horas de distância” para atacar a loja em uma comunidade predominantemente negra. Onze das 13 pessoas atingidas por tiros eram negras e duas eram brancas, disseram autoridades.

Os oficiais de Buffalo responderam à ocorrência de um “evento de tiro de múltiplo ativo”, no Tops Markets, na rua Jefferson, de acordo com um comunicado do executivo do condado de Erie, Mark Poloncarz.

“A polícia diz que várias pessoas foram atingidas por tiros. O atirador está sob custódia. Motoristas e moradores devem evitar a área”, escreveu o Departamento de Polícia de Buffalo.

O Gabinete do Xerife do Condado de Erie expressou suas condolências pelas redes sociais após o incidente, acrescentando que o xerife John Garcia “ordenou todos os recursos e pessoas disponíveis para ajudar” a polícia.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou que está “monitorando de perto o tiroteio em um supermercado em Buffalo. Oferecemos assistência às autoridades locais. Se você estiver em Buffalo, evite a área e siga as orientações das autoridades policiais e locais”.

Ele estava usando equipamento tático

As autoridades dizem que quando o suspeito chegou à loja, por volta das 14h30, ele estava fortemente armado, usando equipamento tático, capacete e tinha uma câmera que transmitia suas ações ao vivo.

O suspeito usou uma arma de assalto, disse Flynn durante a entrevista coletiva. Posteriormente, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, confirmou que o fuzil AR-15 usado por Payton havia sido comprado legalmente.

Em seu comunicado à imprensa, Flynn disse que o suspeito atirou em quatro pessoas do lado de fora do supermercado, três fatalmente. Quando ele entrou na loja, ele trocou tiros com um segurança armado, que as autoridades disseram ser um policial aposentado de Buffalo.

O segurança morreu devido aos ferimentos. O suspeito atirou em mais oito pessoas na loja, seis das quais morreram, disse o comunicado.

Ele supostamente transmitiu ao vivo na Twitch

A popular plataforma de transmissão ao vivo Twitch confirmou no sábado que o suspeito do tiroteio usou sua plataforma para transmitir uma transmissão ao vivo durante o ataque.

A empresa disse que ficou “devastada” ao saber do tiroteio e acrescentou que o usuário “foi suspenso indefinidamente de nosso serviço e estamos tomando todas as medidas apropriadas, incluindo o monitoramento de quaisquer contas que retransmitam esse conteúdo.”

Um porta-voz do Twitch disse que a empresa removeu a transmissão ao vivo menos de dois minutos após o início da violência. A empresa não respondeu imediatamente a perguntas de acompanhamento sobre se o suspeito estava disparando ativamente quando a transmissão ao vivo foi interrompida.

A CNN obteve uma parte da transmissão ao vivo que mostra o suposto atirador chegando a uma loja Tops.

O vídeo é gravado do ponto de vista do suposto atirador enquanto ele entra no estacionamento do supermercado. A pessoa é vista no espelho retrovisor usando um capacete e é ouvida dizendo: “Apenas tenho que ir em frente”, antes de parar na frente da loja.

No vídeo, os clientes da loja podem ser vistos andando pelo estacionamento enquanto o suspeito chega.

Suposto manifesto fala sobre ‘diminuição do tamanho’ da população branca
Os investigadores estavam revisando no sábado um suposto manifesto de 180 páginas que foi postado online em conexão com a investigação do tiroteio, disseram duas fontes policiais federais à CNN.

O manifesto, obtido de forma independente pela CNN logo após o ataque e antes das autoridades divulgarem o nome do suspeito, é supostamente escrito por uma pessoa que afirma ser Payton Gendron confessando o ataque.

O autor do manifesto diz que comprou munição por algum tempo, mas não levou a sério o planejamento do ataque até janeiro. O autor também fala sobre suas percepções sobre a diminuição do tamanho da população branca e reivindicações de substituição étnica e cultural dos brancos, citando inclusive a miscigenação.

Uma parte do documento é escrita em forma de perguntas e respostas. O autor do manifesto atribui à internet a maioria de suas crenças e se descreve como fascista, supremacista branco e antissemita.

Ele provavelmente enfrentará mais acusações

Gendron foi indiciado na noite de sábado perante o juiz chefe do Tribunal de Buffalo City, Craig Hannah, por uma acusação de assassinato em primeiro grau, disse o comunicado de imprensa do promotor público.

Ele se declarou inocente, disse Hannah à CNN. Se condenado, ele enfrenta uma sentença máxima de prisão perpétua sem liberdade condicional, disse o comunicado.

E pode haver mais acusações chegando, disseram autoridades.

“Meu escritório está trabalhando em estreita colaboração com a Procuradoria dos EUA e nossos parceiros na aplicação da lei em possíveis crimes de terrorismo e ódio. Esta é uma investigação ativa e acusações adicionais podem ser apresentadas”, disse Flynn em comunicado.

Gendron deve retornar ao tribunal na manhã de 19 de maio para uma audiência criminal, disse o comunicado. Ele permanecerá sob custódia sem fiança, acrescentou.

Acusado “estava sob vigilância” por autoridades médicas

O suspeito do tiroteio em massa em Buffalo estava sendo monitorado por “autoridades médicas” antes do ataque de sábado, onde 10 pessoas foram mortas, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul.

Questionada se o suspeito estava no radar da polícia, Hochul disse: “Assim como um estudante do ensino médio em relação a algo que ele escreveu no ensino médio e estava sob vigilância das autoridades médicas na época.”

“Mas eu vou investigar essa mesma questão. Quero saber o que as pessoas sabiam, e quando souberam, e apelar às nossas autoridades policiais e às nossas plataformas de mídia social”, acrescentou.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos