MST denuncia que acampamento em Atalaia foi alvo de novas ameaças

Na manhã desta terça-feira,17, um suposto oficial de justiça afirmou que acampados do Acampamento Marielle Franco teriam "surpresa em breve"

Ascom MST-AL

Ameaça a acampados do MST

Durante a manhã de hoje (17) as famílias do Acampamento Marielle Franco, em Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas, foram surpreendidas com a chegada inesperada de um suposto oficial de justiça que, em tom ameaçador, sinalizou que sua presença era para alertar os acampados e acampadas de que teriam “uma surpresa em breve”.

O suposto oficial que se apresentou somente como Artur, estava em um carro branco, do modelo Argo, de placa QOP 3722, e em sua passagem insistiu em saber quais eram as lideranças do acampamento, ressaltando que a área estava na justiça e de que ele já havia tirado famílias de outras propriedades rurais.

Em abordagem a uma das coordenadoras do Acampamento, ele chegou a reforçar que já sabia qual era o barraco em que ela morava e que ficaria mais fácil de procurar quando fosse ao acampamento fazer a surpresa que ele havia mencionado.

De acordo com o MST, a prática de ameaça aos acampamentos é comum na região. “Apesar do indivíduo ter se apresentado como suposto oficial de justiça, sabemos que essa conduta é somente para intimidar as famílias no acampamento. Esse tipo de atuação é recorrente em Atalaia, em especial sob orientação de grupos políticos que sempre tentaram desarticular e acabar com a luta pela terra no município”, destacou a coordenação do Movimento.

O conflito permanente na luta pela terra na região resultou ainda no assassinato de lideranças no município, como o caso de José Elenilson, Chico do Sindicato e Jaelson Melquíades.

Segundo a coordenação do MST na região, as ameaças ao Acampamento Marielle Franco têm sido recorrentes e o Movimento tornará às denúncias públicas para que o conjunto da sociedade e as autoridades competentes estejam cientes da situação que as famílias vivem na área.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a luta pela terra, com a Reforma Agrária e com a democracia. Não deixaremos que esse clima de ódio e medo que insiste em existir tome conta do nosso município. Não aceitaremos nenhum tipo de ameaça ou intimidação contra as famílias e lideranças do MST”, ressaltou o Movimento.

Fonte: Ascom MST-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos