Associação dos Surdos de Alagoas denuncia humorista por preconceito após show em Maceió

Apresentação do humorista Léo Lins aconteceu no dia 30 de Abril em um teatro em Maceió. Ministério Público vai apurar caso

A Associação dos Surdos de Alagoas formalizou denúncia contra o humorista Léo Lins, após o artista se apresentar em um teatro de Maceió no último dia 30 de Abril. Segundo as alegações ele teria feito gestos e dito palavras preconceituosas contra as pessoas surdas na apresentação e em vídeos de divulgação. O caso será apurado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).

MPAL

Reunião entre MPAL e Associação dos Surdos de Alagoas

Em reunião ocorrida nessa quarta-feira (18), o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly, recebeu dois representantes da comunidade surda, Adeilson Alves e Isabel Alvim, que protocolaram um pedido de providências em desfavor de Léo Lins. Após receber os relatos do ocorrido, a chefia do Ministério Público garantiu que o fato será investigado em duas frentes: “Vamos apurar nas esferas cível e penal para saber se está configurada a violação a algum direito dos surdos e se houve mesmo o cometimento de crime de preconceito. Pelo que nos foi explicado, o humorista agiu de maneira intolerante, com posturas irônicas reprováveis ao zombar de uma deficiência que exige respeito por parte da sociedade”, declarou.

Por meio da intérprete Aline Trindade, o representante da Associação dos Surdos de Alagoas, Adeilson Alves, disse que a queixa apresentada ao Ministério Público não busca apenas a punição para Léo Lins e que o objetivo também é conscientizar a sociedade sobre os direitos do segmento que ele representa. “Estamos aqui como minoria linguística, reivindicando o respeito pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pela identidade e cultura surdas. Nós não nos entendemos como pessoas incapazes por causa da surdez, podemos e temos capacidade para fazer o que quisermos, como qualquer pessoa sem deficiência”, disse ele.

“Ficamos revoltados”

Uma das participantes da reunião também por meio do auxílio de Aline Trindade, contou que a comunidade surda alagoana, após receber os vídeos de divulgação do espetáculo de Léo Lins, resolveu fazer um protesto pacífico na frente do teatro onde ele se apresentaria, no entanto, a recepção do artista não foi a esperada. “Ele teve a audácia de ficar segurando um cartaz que dizia ‘fora Léo Lins’. Até tentamos mostrá-lo que o nosso sentimento era de tristeza, de mágoa em razão do seu comportamento, mas não adiantou muito. O humorista não demonstrou arrependimento e, para piorar, voltou a fazer piadas contra os surdos durante o show. E os insultos não foram apenas contra nós, ele também foi gordofóbico e homofóbico”, relatou Isabel Alvim.

Ao final do encontro, o procurador-geral em exercício reforçou o compromisso do Ministério Público em defesa da dignidade humana e se comprometeu em dar celeridade à apuração. “Essa falta de empatia, com um comportamento preconceituoso, não ofende apenas os surdos, ela também é uma ofensa a toda sociedade. O Ministério Público repudia atos como esse e adotará as providências necessárias e, em breve, a comunidade surda terá uma resposta sobre esse caso.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua da comunidade surda do Brasil reconhecida pela lei federal nº 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto nº 5.626/2005.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos