Chuvas deixam ruas alagadas e causam deslizamentos em cidades de Alagoas

Ascom Penedo

As fortes chuvas que caem em Alagoas desde a noite de quinta-feira, 20, têm deixado um rastro de destruição em algumas cidades do interior.

Em alguns municípios, como Penedo, Teotônio Vilela e Arapiraca, há relatos de alagamentos de ruas, casas invadidas pela água e deslizamentos de materiais.

Algumas prefeituras municipais já emitiram alertas meteorológicos à população para avisar que as chuvas poderão gerar acúmulos significativos e aumento da intensidade de ventos durante o fim de semana. Isto poderá acarretar alagamentos e elevação de rios em cidades ribeirinhas.

Em Teotônio Vilela, o coordenador da Defesa Civil, Anderson Clayton, informou que desde a noite de ontem (19) já choveu no município 52 mm. “Estive na Semarh para saber como anda a situação na nossa região. Desde às 23 h de ontem, choveu em algumas horas 52mm. Já nesta tarde, em apenas uma hora, choveu 11mm, mas não há preocupação por enquanto. Está ocorrendo tudo bem, pois o nosso sistema de drenagem está suportando. É uma chuva considerada alta, mas a gente segue monitorando”, informou.

Já em Penedo, diversas equipes da Prefeitura realizam desde o início da manhã a desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais, recolhendo material das ruas e atuando em áreas mais críticas. No bairro Santo Antônio, popular Barro Vermelho, a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Penedo trabalham nas áreas mais afetadas. Na Rua São Vicente, na Vila São Francisco, a SMTT isolou um trecho da via porque parte do calçamento cedeu.

Em Arapiraca, moradores relataram alagamentos de ruas nos bairros Primavera e Olho D’Água dos Cazuzinhos.

Nesta manhã, a Defesa Civil do Estado recomendou que os municípios alagoanos colocassem em prática o plano de contingência devido às chuvas. Um alerta de grande volume de chuva foi emitido pelo Sala de Alerta da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado nesta quinta (19).

Conforme o alerta, a frente fria está se deslocando do Estado da Bahia para Alagoas e deve provocar um grande volume de chuvas a partir do final da tarde de hoje (20). A precipitação está a cerca de 50 quilômetros do litoral alagoano e segue se movimentando em direção ao Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos