‘Acorda, Pedrinho’: banda Jovem Dionísio explica origem da música que virou nº1 no Brasil

Grupo curitibano fez versos sobre um amigo deles que dormia em bar e disputou campeonato de sinuca. 'Piada interna' virou trend no TikTok e Instagram e levou 'pop alternativo' ao topo.

Jovem Dionísio no clipe de ‘Acorda, Pedrinho’ — Foto: Divulgação

Quem é Pedrinho? Que campeonato ele disputa? E quem é esse Jovem Dionísio que manda ele acordar? As dúvidas crescem na mesma velocidade do sucesso de “Acorda, Pedrinho”, música que chegou ao 1º lugar do Spotify do Brasil. Vamos às respostas:

Jovem Dionísio é uma banda formada por cinco amigos de Curitiba, que fazem pop alternativo e lançaram as primeiras músicas há três anos.

Eles conheceram Pedrinho em um bar que frequentavam em Curitiba. É um senhor de cerca de 50 anos que vivia dormindo no boteco. Quando acordava, gostava de jogar sinuca.

O lugar, conhecido como Bar do Dionísio, inspirou também o nome da banda.

O verso “acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato” surgiu como piada interna entre eles, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok. Todo mundo já postou, inclusive Anitta.

O som diferente do sertanejo, funk e forró que dominam as paradas foi subindo rápido no Spotify. O vocalista Bernardo Pasquali, 26 anos, achou incrível na sexta-feira (20), quando a música chegou a um improvável 3º lugar nacional.

“Eu falei: galera, não vamos criar essa expectativa de 1º lugar. Olha pra nós, tipo, nós somos moleques de nada. Nós somos ‘nada a ver’, olha a música que a gente fez, uma música falando do nosso amigo do bar… Esse 3º lugar já tá ótimo”.

No sábado (21) eles estavam no número 1. “A gente ficou se olhando: Cara, o que tá acontecendo?”.

Som de amigos
A banda Jovem Dionísio existe desde 2018. Mas antes eles tocaram juntos por sete anos no grupo Huf, com um repertório de covers para churrascos e festinhas do colégio.

“Era muita coisa brasileira; Jorge Ben, Tim Maia, Gabriel O Pensador… Armandinho a gente esculachava porque ele é muito forte aqui no Sul. E coisas gringas também: Arctic Monkeys, Red Hot, Sublime”, descreve Bernardo.

Eles foram juntando dinheiro e coragem para apostar em composições próprias. No começo só baterista Gabriel Mendes escrevia. O resto da banda tem Rafael Mendes (guitarra, irmão de Gabriel), Gustavo Karam (baixo) e Bernardo Hey (teclado). O primeiro EP, “Romance Frito”, saiu em 2019.

‘Pop de quarto’
Um amigo e ex-integrante da banda, Lucas Suckow, aprendeu a produzir no computador e se ofereceu para ajudar. Eles produziram a faixa “Pontos de exclamação”. O arranjo acústico intimista com a base eletrônica caseira se encaixa no estilo “bedroom pop”, ou pop de quarto.

“Foi nossa primeira experiência com esse lance do ‘bedroom pop’, e daí a partir daí a gente foi seguindo esse caminho”, diz o vocalista. Outra coisa que abriu o caminho foi o remix do DJ Vintage Culture para “Pontos de exclamação”, com 46 milhões de plays no Spotify.

“A gente viu que tinha facilidade nesse processo de criação, que é abrir um computador, pegar uma composição e levantar uma música do nada, fazer uma música por dia. Em 2020 a gente fez uma viagem para Irati, no interior do Paraná”, ele conta.

O sítio do Pedrinho
Foi nesse ‘intensivão’ na casa isolada em Irati que nasceu “Acorda, Pedrinho”.

“Todo dia a gente acordava, pegava uma composição e, no fim do dia, tinha que ter uma música fechada. Acho que no quinto dia a gente fez ‘Acorda, Pedrinho’. O Mendão (Gustavo Mendes) chegou com o refrão e a gente precisava do verso. E aí falamos: ‘Cara, vamos cantar sobre o bar'”.

“Eu peguei um caderninho e escrevi: ‘acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato’. E os cara já levantaram: ‘Vamos gravar isso!’ O que a gente tinha de ideia ia gravando”, lembra Bernardo.

“Acho que 90% das decisões da banda são tomadas desse jeito: alguém dá uma ideia idiota e todo mundo compra essa ideia. Isso é bom, mas é um pouco perigoso às vezes”, ele brinca.

Ele não sabia o que iam falar do verso do Pedrinho: “Na hora eles falaram “Genial!” Daí eu passei a achar genial também. No fim das contas ninguém sabe, porque é uma piada interna, não dá para saber como vai ser para fora. Mas para a gente é uma ótima ideia”.

A galera do bar
Antes de passar no teste do público, a música foi apresentada ao próprio Pedrinho e ao pessoal do Bar do Dionísio. Os músicos fizeram uma festa lá para lançar o disco “Acorda, Pedrinho.” O dono e os outros frequentadores se animaram muito, mas Pedrinho ficou mais contido, descreve Bernardo.

“Ele estava animado, mas daquele jeito, não tão preocupado. Eu não sei se ele entende muito essa parada. O resto do bar achando massa e ele: ‘Legal, legal’…”.

O clipe é gravado no bar, conhecido pelo nome do dono, mas chamado oficialmente Lanchonete Aquarius.

“Esse campeonato de sinuca existiu mesmo. A gente viu uma foto dos campeões no bar, aí o 1º lugar tinha uma caixa de Bohemia na mão. O 2º lugar tinha uma caixa de Skol e o 3º era o Pedrinho, com uma caixa de Kaiser”, conta Bernardo.

“Ele joga muita sinuca. Não dá pra ganhar dele ‘sussa’, não. Se tiver valendo uma cerveja, você vai perder”, descreve.

Pedrinho: fato ou fake? Fato!
O site de localização Foursquare tem uma prova engraçada de que o Pedrinho existe e é famoso pelas sonecas no bar do Dionísio.

No dia 15 de março de 2013, bem antes de a existir, um frequentador do bar postou uma foto dele dormindo na cadeira com a legenda: ‘Aniversário do Pedrinho, mas ele não aguentou”.

Acorda, TikTok
Bernardo não pensou que a brincadeira com Pedrinho viraria trend de TikTok. Uma parte é de pessoas malhando ou indo treinar (o “acorda!” e o ritmo dançante vira um incentivo para os exercícios).

“A gente não planejava assim. Quando você vai lançar a música, tem que falar qual é o trecho que vai para o TikTok, para a galera pegar pronta. Eu não pensei e falei: ‘Ah, pega no começo”. Ele deu sorte: foi essa introdução que passa do instrumental suave ao dançante que viralizou.

A façanha da Jovem Dionísio lembra a da banda indie britânica Glass Animals. “Heat Waves”, que também pode ser chamada de pop alternativo, virou um megahit e superou outros sons mais convencionais depois de viralizar no TikTok.

Mas ele não acha que exista uma fórmula para levar o indie ao topo das paradas. “Quando a gente vê artistas assim que não são do mainstream, para pegar uma música em primeiro lugar, é porque ela tinha um veneno ali. E esse veneno da música ninguém explica”, ele diz.

Mentor e chefe caçula
A banda assinou com a Sony Music e, desde 2021, tem a consultoria do empresário Felipe Simas, que também acompanha Anavitória e Manu Gavassi. Ele dá dicas a Enricco Pasquali, irmão mais novo de Bernardo, que virou empresário deles.

Felipe Simas diz que apostou no grupo no ano passado como consultor pois eram músicos “inventivos e visionários, mas, acima de tudo, cuidadosos”.

Bernardo não é de fazer esses elogios a si mesmo. Ele explica a escolha do irmão como empresário: “Esse era um requisito essencial para alguém que pode ser nosso chefe: ele tem que ser mais sério que a gente, porque já tem idiota suficiente na banda”, brinca.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos