‘Toda adoção é um ato de amor’, ressalta presidente do TJAL

José Carlos Malta participou da abertura de evento no Maceió Shopping, no qual interessados podem tirar dúvidas sobre os procedimentos

Dicom TJ-AL

Presidente José Carlos Malta durante Encontro de Adoção, no Maceió Shopping

“Esse é o 11º Encontro Estadual de Adoção, mas poderia ser o 11º Encontro Estadual do Amor, porque toda adoção é um ato de amor”. A frase é do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta Marques, no exercício da Presidência, que participou da abertura do evento no Maceió Shopping, nesta segunda-feira (23).

O Encontro tem programação durante todo o dia, e continua na terça e quarta-feira. A juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível da Capital  (Infância e Juventude), abriu o evento falando sobre as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto ao acolhimento institucional e às famílias substitutas.

“Aqui a gente vai tirar todas as dúvidas, quais os requisitos, a diferença de idade entre quem vai adotar e quem vai ser adotado, a preparação, e a capacitação para o adotante. Esse contato com as pessoas é muito importante. Teremos aqui também casais que adotaram, inclusive que adotaram crianças maiores, e vão dar um testemunho de que dá certo também, não é só bebê que pode ser adotado”, destacou a magistrada.

Ainda nesta manhã, a juíza Soraya Maranhão falou sobre entrega voluntária de bebês por mães que não se julgam aptas a criar um filho, que é um direito legal das mulheres.

“Se ela tiver esse desejo de entregar a criança para adoção, pode se direcionar a uma Vara da Infância e Juventude. É um tema bastante relevante e ainda existe pouca informação. Às vezes a mulher não sabe e abandona a criança ou entrega a terceiros, mas isso não trará nenhuma garantia de direitos para a criança”, explicou Soraya.

A advogada Valéria Sampaio compareceu ao evento para buscar informações e fazer o pré-cadastro. “Hoje com essa oportunidade, estamos trazendo a documentação para me habilitar à adoção. É uma vontade que eu tenho, que se transmite em todas as formas da minha vida. É uma realização pessoal, como também o desejo de ajudar outras pessoas”.

Fonte: Dicom TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos