Faculdade faz plantão para ajudar contribuintes a declararem Imposto de Renda de 2022

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio estão disponibilizando atendimento sobre a declaração do Imposto de Renda. Os atendimentos são realizados, de forma gratuita, pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF).

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) irá até 31 de maio de 2022 e para ajudar quem ainda está com essa pendência com o “Leão” a Faculdade Estácio realiza a partir de quarta-feira (25) até sábado (28), plantões para tirar todas as dúvidas dos cidadãos, prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração. O atendimento presencial acontece no horário de 14h até 19h, no Parque Shopping, em Cruz das Almas.

Todas as pessoas que fizerem contatos com o NAF da Estácio em Alagoas conseguirão fazer o kit completo: recibo e comprovante de declaração.

Segundo Ana Paula Oliveira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa, “lembrando que após a opção e entrega, havendo necessidade de retificação a opção não pode ser modificada, por isso é importante organizar a documentação com antecedência, entregar no prazo e evitar a malha fiscal”, explica.

A professora explica que este serviço é muito importante para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos.

Muitos contribuintes estão descobrindo pendências no CPF no momento da entrega

A coordenadora do curso de Ciência Contábeis da Estácio em Alagoas, Ana Paula Oliveira, destaca ainda uma outra situação que tem ocorrido bastante nessa reta final. “Estamos recebendo diversos contribuintes no nosso Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Faculdade Estácio com restrições no CPF por não terem entregado suas declarações de IRPF de anos anteriores. A alegação é que nunca precisaram declarar e que não sabiam que estavam obrigados a partir de determinado ano”, afirma.

A professora esclarece que desde 2015 a tabela de IRPF está congelada e com aumentos salariais durante esse período, alguns contribuintes acabaram entrando na faixa de tributação. “Por isso, é muito importante observar o informe de rendimentos todos os anos e, caso seus rendimentos tributáveis estejam superiores ao valor limite, você está obrigado a declarar”, acrescenta.

Ana Paula orienta que uma forma simples de regularizar seu CPF, caso esteja nessa situação, é consultando a declaração pré-preenchida no site da Receita Federal que pode ser completada com os dados faltantes e entregue de forma online, pelo próprio site, sem necessidade de baixar o programa no seu computador.

“A declaração pré-preenchida traz mais facilidade ao contribuinte, uma vez que vários campos da declaração são preenchidos com base em informações já recebidas pela Receita Federal pelas fontes pagadoras, por médicos, planos de saúde, instituições imobiliárias etc. Os campos normalmente preenchidos são os dados do contribuinte, rendimentos, deduções, direitos, dívidas etc”, explica.

O prazo para entrega da declaração desse ano vai até o dia 31/05/2022 e quem ainda tem dúvidas sobre o preenchimento da declaração pode obter auxílio gratuito por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), localizado na Estácio. O NAF é um programa de cidadania fiscal da Receita Federal que estabelece uma parceria com instituições de ensino superior, unindo conhecimentos técnicos à prática contábil. Esses núcleos oferecem serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda. De acordo com a Receita Federal, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina, inspirados no modelo brasileiro.

Em Maceió, os atendimentos presenciais são feitos por estudantes do curso de Ciências Contábeis da Estácio, que fica na Av. Pio XII, 350, Jatiúca. Mais informações: 3214-6838. Os serviços ocorrem de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário