Porto Calvo recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quarta (25)

Ação acontece das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte, no bairro Mangazala

Carla Cleto / Sesau-AL

Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade

O município de Porto Calvo recebe, nesta quarta-feira (25), uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação ocorre das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte (HRN), situado no bairro Mangazala.

A coleta itinerante visa facilitar o acesso dos mais de 155 mil habitantes da II Região de Saúde à prática da doação voluntária de sangue. Além de Porto Calvo, ela é formada por Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os voluntários que desejarem doar sangue devem ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, além de um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que os candidatos à doação de sangue estejam com boa saúde e usando máscara.

Impedimentos – Ainda segundo o MS, ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite, são impeditivos para doar sangue. No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o procedimento é vetado pelo período de um ano.

No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Quanto aos voluntários que já são doadores habituais, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. Com relação às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

Covid-19 – Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. Caso o voluntário tenha se vacinado contra a Influenza, o período de inaptidão também é de 48 horas.

No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto aos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, a doação de sangue está liberada.

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos