Unindo música e educação, Quartas Eruditas realiza a terceira apresentação do ano

Com a Camerata Ero Dictus, estudantes de escolas públicas terão o primeiro contato com a música clássica

Ascom Diteal

Uma parceria que deu certo. Música clássica e educação andam lado a lado no Quartas Eruditas. Nesta quarta-feira, dia 25, será realizada a terceira apresentação deste ano. O projeto está na sua sexta edição e já levou canções eruditas para mais de dez mil estudantes de escolas públicas. A aula-espetáculo acontece na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 15h. A entrada é franca.

Direcionado para estudantes da rede pública de ensino, o projeto também é aberto para a sociedade em geral. Resultado da união de esforços da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) com a Camerata Ero Dictus, ele consiste na junção de uma apresentação tradicional de música clássica e uma aula sobre o gênero. Entre as execuções das canções, os alunos participam de um concerto didático, adquirindo conhecimento sobre autores e instrumentos.

O maestro Max Carvalho, responsável por conduzir o evento, sempre escolhe dois estudantes para reger a Camerata. Assim, eles têm acesso a uma oportunidade ímpar, que eleva a vivência da experiência com a música clássica. E não são apenas os dois que saem com mais bagagem cultural. Todos os presentes se envolvem de forma muito orgânica no decorrer da apresentação. Muitos chegam para assistir o espetáculo sem ter tido qualquer contato com o gênero.

Quem terá a oportunidade de viver o próximo Quartas Eruditas serão as crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), das escolas Estadual Prof. Edmilson Vasconcelos Pontes, Municipal Haroldo da Costa e Municipal Lindolfo Collor. Vale ressaltar que a iniciativa continuará seguindo a sua tradição de promover uma apresentação sempre na última quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita.

As instituições de ensino que tiverem interesse em levar os alunos para as apresentações do projeto, devem fazer o agendamento pelos telefones (82) 3315-5660/ 98884-6885 ou pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com. É obrigatório o uso de máscaras na galeria. Mais informações: diteal.al.gov.br / @teatrodeodoro.

Sobre o ICED

O Instituto de Cultura Ero Dictus-ICED, fundado em novembro de 2011, tem como objetivo criar um espaço propício à música erudita, promover a democratização e o acesso à música erudita nas escolas, descobrir novos valores na área instrumental e coral, dentre outros que configuram seu comprometimento com o acesso e difusão da música clássica em Alagoas.

Serviço:

O que é: Projeto Quartas Eruditas

Quando: 25/05

Hora: 15h.

Onde: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos