Chuvas provocam deslizamentos e deixam mais de 40 pessoas ilhadas; aulas suspensas

Sala de Alerta também emitou alerta hidrológico, para acompanhar volume de água nos rios do Estado.

As chuvas que caem em todo estado desde esta terça-feira (24) já registram acumulados significativos, provocando alagamentos e deslizamentos. Na cidade de Jacuípe, na região norte, as aulas foram suspensas e o rio está sendo monitorado, uma vez que existe risco de transbordamento. Há alagamentos em várias cidades do Estado e foram emitidos alertas para as cidades de União dos Palmares, Rio Largo e Murici.

Várias cidades registram volume de chuvas superior a 100mm. Em Feliz Deserto, na região sul do Estado, choveu mais de 220mm em apenas 24 horas. A Sala de Alerta emitiu alerta meteorológico para todo Estado e hidrológico para alguns municípios.

SAIBA MAIS

Órgãos de monitoramento emitem alerta de risco de alagamento e deslizamento

Na capital, os transtornos iniciaram ainda ontem, com alagamentos em vários pontos da cidade. Em Rio Largo, na região metropolitana, 40 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Duas idosas foram retiradas de uma residência onde a água chegou a 1,5m de altura. Foi necessária a utilização de bote pelos militares, uma vez que a idosa é acamada.

Houve deslizamentos de barreira na Avenida Pierre Chalita e no Flexal de Cima, sem registro de feridos. Bebedouro é outro bairro que registra vários pontos de alagamento.

De acordo com a Semarh, a previsão é de que a chuva persista durante toda esta quarta-feira (25).

AVISO METEOROLÓGICO

As condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas acompanhadas de ventos sul/sudeste com intensidade moderada a forte nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata durante esta quarta-feira (25) podendo se estender até a quinta-feira (26). Já foram registrados acumulados significativos em diversos municípios destas regiões ambientais.
Existe alto risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas. A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

AULAS SUSPENSAS NA CAPITAL

Devido às fortes chuvas das últimas 24h que já apresentam um acumulado de 120 mm, com possibilidade de atingir todo o previsto para o mês ainda hoje, a Secretaria de Educação de Maceió suspende as aulas presenciais pelas próximas 48 horas em toda a rede municipal de ensino. A Secretaria recomenda, ainda, que as escolas das redes privadas e estaduais da capital também suspendam as atividades presenciais.

RODOVIAS FEDERAIS EM ALAGOAS

A PRF registra vários pontos de alagamentos, deslizamentos de barreiras ou queda de árvores nas BRs alagoanas, entre eles:

BR 104 Km 04 – São José da Laje
BR 104 Km 53 – Murici
BR 104 Km 65 – Murici
BR 104 Km 70 – Murici
BR 101 Km 191 – Junqueiro
BR 101 Km 172 – Teotônio
BR 316 Km 186 – Belém
BR 316 Km 200 – Maribondo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos