Rio Mundaú atinge cota de inundação e deixa municípios de União dos Palmares e Murici em alerta

Parâmetros estão sendo monitorados pelo Serviço Geológico do Brasil em articulação com Defesa Civil estadual e municipais

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), identificou que o rio Mundaú ultrapassou a cota de inundação – nível em que o primeiro dano é observado – em dois municípios de Alagoas, União dos Palmares e Murici.

Nucom Serviço Geológico do Brasil

Rio Mundaú

O monitoramento do órgão federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Superintendência Regional de Recife, apontou com antecedência que o rio atingiria a cota de inundação em Alagoas nas cidades de União dos Palmares (4,88m) e Murici (5,05m). Equipes do SGB-CPRM estão acompanhando a situação e realizando a medição do nível do rio em União e também em Santana do Mundaú.

O SGB-CPRM está emitindo boletins sequenciais e previsões que continuam apontando que o rio continuará em elevação nas próximas horas devido às fortes chuvas que atingem o estado. As informações do monitoramento estão sendo encaminhadas aos gestores municipais para subsidiar a tomada de decisões.

Alerta da Defesa Civil

Ainda na manhã desta quarta-feira, 25, a Defesa Civil de Alagoas informou que o rio Mundaú poderia transpor a sua calha principal, impactando os municípios de União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje, Murici e Rio Largo, com chance de inundação das casas mais próximas ao leito do rio principal e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem.

O alerta pedia para que a população procurasse locais seguros para se abrigar e que para emergências e ocorrências, ligasse para 193 (Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas).

Para receber alertas da Defesa Civil, via SMS, enviar uma mensagem de texto com o número do CEP da sua região para o número 40199.

Nucom Serviço Geológico do Brasil

Rio Mundaú

Sistema de Monitoramento

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios alagoanos de União dos Palmares e Murici, beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% no estado de Pernambuco e 48% em Alagoas.

O monitoramento da bacia conta com o apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) e são baseados em dados que são recebidos a cada uma hora, por transmissores via satélite ou GSM instalados nas estações de monitoramento automáticas. Esses dados são provenientes das estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), e operada pelo SGB-CPRM.

Todos os dados estão disponíveis para consulta pública no portal do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), onde estão reunidas todas as informações disponíveis para cada bacia hidrográfica, como o monitoramento automático de chuvas e níveis de rios em diversas estações hidrometeorológicas, os links para os mapas de riscos dos municípios e todos os boletins de monitoramento e alertas publicados. Para acompanhar os dados do SACE, basta acessar o link http://www.cprm.gov.br/sace/mundau.

Sempre que há necessidade, são enviados também boletins de alerta hidrológico, com informações adicionais de previsões dos níveis dos rios, de forma que os órgãos atuantes possam se preparar da melhor forma possível para o evento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos